Seminários

Seminários passados

Palestrante: Paulo Vitor Itaboraí
Data e hora: qui, 30/08/2018 - 15:00
Local: Auditório do CCSL - IME/USP
Resumo: Neste seminário será apresentada uma visão geral a respeito dos instrumentos musicais atuados com sistemas de controle de vibração, visando aumentar as possibilidades acústicas e musicais de um instrumento. Em particular, o foco será em apresentar os desafios da utilização de um sistema de controle com realimentação (feedback) com o objetivo de controlar ressonâncias, parciais e decaimentos de um instrumento acústico em tempo real.

Palestrante: Guilherme Feulo e Micael Antunes
Data e hora: seg, 25/06/2018 - 17:00
Local: Auditório Antonio Gilioli - Bloco A
Resumo: Este seminário tem como foco a apresentação de um algoritmo que modela a dissonância sensorial a partir de um filtro de bandas críticas, baseados nas experiências de minimização de dissonância de William Sethares e John Pierce. O seminário começará com uma revisão histórica do termo dissonância, buscando definir o que entendemos por dissonância sensorial, seguido de uma apresentação da evolução dos modelos de dissonância, de Helmholtz a Vassilakis. Apresentaremos um estudo detalhado de um espectro gerado a partir do algoritmo em questão, apontando soluções e limitações da técnica de geração de espectros. Por fim, exporemos exemplos musicais que utilizam a técnica de modelagem da dissonância para fins de processos criativos.

Palestrante: Rodrigo Borges
Data e hora: seg, 18/06/2018 - 17:00
Local: Auditório Antônio Gilioli - Bloco A
Resumo:

Sistemas personalizados de recomendação de música operam geralmente recomendando itens para um determinado usuário de acordo com seus dados históricos de escuta. Essa abordagem porém apresenta um caráter guloso a longo prazo pois recomenda itens mais consumidos com maior frequência e deixa de explorar novas possibilidades.

Nesse seminário apresentamos uma estratégia que procura amenizar esse problema balanceando segurança (exploitation) e novidade (exploration) no ato da recomendação. O sistema de recomendação é comparado a um conjunto de máquinas de caça níquel em um problema conhecido como multi-armed bandit da área de aprendizagem reforçada. Alguns resultados práticos extraídos da literatura são apresentados como tendo sido bem sucedidos em situações de recomendação de longo prazo e em situações de novos itens inseridos na base de dados.

Palestrante: Fábio Goródscy
Data e hora: seg, 04/06/2018 - 17:00
Local: Auditório Antonio Gilioli, IME/USP
Resumo:

Mostraremos técnicas para processamento de gravações cantaroladas com intuito de cálcular níveis de similaridade entre a melodia cantada e arquivos MIDI. Este tipo de processamento é interessante para aplicações de consulta cantarolada, onde um usuário cantarola uma melodia a partir da sua memória e o computador associa melodias encontradas em um repertório de arquivos MIDI, para que o usuário tenha a possibilidade de descobrir mais informações sobre a melodia de sua cabeça.

Teremos uma breve revisão bibliográfica e teremos exemplos de transcrição usando algoritmos como Melodia e ASyMuT. Comentaremos sobre métricas de comparação e veremos alguns resultados gerados com as técnicas apresentadas.

Palestrante: Marcos Leal (mleal@ime.usp.br)
Data e hora: qui, 24/05/2018 - 16:00
Local: Auditório Antonio Gilioli, IME/USP
Resumo: Redes Neurais são modelos de aprendizado de máquina extremamente populares na atualidade. Nesse seminário iremos dar uma pincelada histórica nas origens desse modelo, discutir os problemas que o levaram a ser abandonado por anos, apontar as soluções para então discutir as diversas arquiteturas da atualidade com foco em Redes Neurais Convolucionais. A expectativa desse seminário é dar uma visão geral do funcionamento das redes neurais, transmitir o que o processo de convolução espera no contexto de redes neurais e discutir os aspectos onde esse modelo apresenta aplicabilidade no contexto de Computação Musical.

Tags: neural networks, cnn, convolutional neural networks, computer music

Páginas

Subscribe to Próximos seminários Subscribe to Seminários passados