Medusa: Um ambiente musical distribuído

A popularização das redes de computadores, o aumento da capacidade computacional e sua utilização para produção musical despertam o interesse na utilização de computadores para comunicação síncrona de conteúdo musical. Esta comunicação pode permitir um novo nível de interatividade entre máquinas e pessoas nos processos de produção musical, incluindo a distribuição de atividades, pessoas e recursos em um ambiente computacional em rede. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução para comunicação síncrona de fluxos de áudio e MIDI em redes de computadores.

Além de permitir a comunicação, a solução proposta simplifica a conexão de recursos musicais e permite a integração de sistemas heterogêneos, como diferentes sistemas operacionais, arquiteturas de áudio e formatos de codificação, de forma transparente em um ambiente distribuído.

Como meio para alcançar esta solução, mapeamos requisitos e características desejáveis para este domínio de aplicação, a partir da interação com músicos e da análise de ferramentas relacionadas. Com base nestes requisitos e características projetamos uma arquitetura de sistema para o domínio específico de comunicação síncrona de conteúdo musical. Utilizando esta arquitetura como referência, implementamos uma biblioteca que compreende as funcionalidades essenciais para este domínio específico.

A fim de integrar esta biblioteca com diferentes bibliotecas de áudio e MIDI, desenvolvemos um conjunto de ferramentas que correspondem aos requisitos propostos e que permite aos usuários a utilização de conexões de rede em diversas ferramentas musicais.

Neste seminário, apresentaremos a ferramenta Medusa, seus conceitos e desenvolvimento.