A utilização de descritores de áudio para a composição musical e orquestração

Dentro da linha de pesquisa de Processos Criativos voltados à composição musical e, em especial, à orquestração assistida por computador, o trabalho descreve uma investigação sobre o processo de combinação instrumental utilizando-se um ambiente computacional projetado com descritores de áudio em PureData (PD) e utilizando a biblioteca de funções PDescriptors para analisar as características sonoras de um banco de dados de arquivos de áudio com diversos instrumentos musicais e técnicas expandidas.

A pesquisa apoia-se, principalmente, em três aspectos fundamentais: a) o estudo de descritores de áudio como ferramenta de análise sonora à orquestração musical assistida por computador; b) a análise de obras e procedimentos desenvolvidos por compositores que serviram de referência para o desenvolvimento de modelos de escritura e; c) a criação de estudos composicionais, nos quais serão testadas as hipóteses de orquestração.

A partir do estudo de descritores de áudio como ferramenta de análise, item a, a etapa centrou-se na geração de um universo de combinações instrumentais descrito a partir de suas características sonoras. Tal procedimento auxilia a tomada de decisão relacionada à orquestração e técnicas expandidas. Com relação ao item b, utilizamos os descritores de áudio para analisar as características sonoras das seguintes obras: o Primeiro Movimento das "Quattro Pezzi per Orchestra", de Giacinto Scelsi; as três peças solo "Guero", "Pression" e "Dal Niente - Interieur III", de Helmut Lachenmann; e "Reflexões", de Jônatas Manzolli. No que se refere ao item c, apresentamos um portfólio composicional cujo planejamento orquestral baseou-se no diálogo entre os resultados obtidos a partir dos estudos dos descritores de áudio com as análises das obras dos compositores de referência.

Espera-se que todo o processo de pesquisa aqui reportado contribua com o desenvolvimento na área de orquestração musical assistida por computador, estabelecendo uma mescla mais refinada da diversidade sonora enquanto um método de combinação de instrumentos musicais e técnicas expandidas.