Uma ferramenta de notação musical em braille

O presente trabalho investiga as dificuldades enfrentadas por deficientes visuais ao ingressarem em um curso de nível superior em Música, onde a troca de informação musical escrita é frequente e se dá por meio de partituras impressas em tinta, e a conversão deste material para braille demanda conhecimentos específicos e disponibilidade de recursos. Igualmente problemática, a produção musical do aluno cego é feita em braille, seja para tomar nota de aulas como para realizar tarefas de disciplinas como Contraponto, Harmonia e Análise Musical, ou mesmo para a realização de exames. Claramente, esse material deve passar por um processo de conversão para que o professor possa avaliar o aluno, entre outros motivos.

O foco principal da pesquisa realizada é a análise da musicografia braille sob a ótica das
possibilidades de se produzir transcrições automáticas entre partituras em braille e tinta, a fim de
prover recursos tecnológicos direcionados à solução deste problema. Para tanto, foi desenvolvido
um aplicativo capaz de receber informação musical em braille e convertê-la para o formato MusicXML,
adequado para a leitura a partir de outros aplicativos de notação musical e, consequentemente, a
impressão deste material em tinta. Este programa está sendo distribuído como software livre sob licença LGPL, contrapondo-se às suas alternativas hoje existentes no mercado.

O aplicativo desenvolvido foi utilizado e avaliado por usuários deficientes visuais e com visão normal por meio de um questionário. Os dados foram então analisados, buscando mapear as diferenças nas experiências de uso e verificar necessidades de melhorias e novas funcionalidades, buscando com isso o aprofundamento nas questões pertinentes ao problema e dando suporte a novas pesquisas relativas ao assunto.