Estudos de caso sobre processamento de áudio em tempo real em plataformas computacionais de alta disponibilidade e baixo custo

Neste trabalho de mestrado estão sendo exploradas diferentes possibilidades de processamento de áudio em tempo real utilizando plataformas com alta disponibilidade e relativamente baixo custo.

Arduinos são estruturas minimais para interação com microcontroladores da família ATmega e são geralmente utilizados como interface de controle de outros dispositivos elétricos ou eletrônicos. Por possuir pinos com capacidade ADC e DAC, pode ser utilizado para capturar, processar e emitir sinais analógicos.

GPUs são placas de processamento paralelo cuja estrutura é uma evolução da pipeline tradicional de processamento gráfico. Possuem centenas de processadores que operam em paralelo em uma memória própria. Podem, portanto, operar em diversos canais ao mesmo tempo ou utilizar propriedades inerentemente paralelas de alguns algoritmos de processamento de áudio.

Dispositivos móveis estão cada vez mais presentes e, por possuir capacidade de captura e emissão de áudio, podem ser explorados como plataformas de processamento em tempo real. Neste contexto é interessante realizar uma análise de desempenho para comparação de diferentes dispositivos móveis em tarefas comuns de processamento de áudio.

Neste seminário apresentaremos as plataformas descritas acima e resultados obtidos na realização de processamento de áudio em tempo real em cada uma delas.