Segmentando pra poder fundir: fusão de sensores para análise de movimento

Alguns dizem: “Se o problema é fácil, solucione-o diretamente. Senão, decomponha-o em partes menores.” Em ciência da computação, isto se chama Dividir e Conquistar (D&C). Mas quais tipos de problema podem ser resolvidos dividindo para conquistar? Em pesquisa, comunicação, colaboração… na vida? Carolina Brum Medeiros, estudante de doutorado no laboratório IDMIL/McGill University, rabisca possíveis formas de Dividir e Conquista em análise de movimento humano, e por que não, em pesquisa. Neste seminário, ela discute “fusão de dados de sensores” (sensor fusion) como método para fechar a cadeia aberta do D&C. Também, será aberta uma discussão sobre métodos em pesquisa para Dividir, Conquistar, Colaborar e Ir Além.

Tópicos:

• nem tão técnicos quanto poderiam ser:
    • análise de movimento humano;
    • fusão de dados de sensores;
    • D&C: fusão de dados de sensores para análise de movimento humano. </ul>
    • discussão sobre métodos de pesquisa:
      • o modo brasileiro;
      • lições que aprendi, aulas que dormi;
      • indo além do seu quadrado. </ul> </ul></p>

Carolina Brum Medeiros nasceu em Pelotas, Brasil. Ela é engenheira eletricista e mestre em engenharia mecânica, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela está em vias de conclusão de seu doutorado no programa de Música e Tecnologia da Universidade McGill e é assistente de pesquisa no Laboratório IDMIL (Input Devices and Music Interaction Laboratory). Em 2013, ela foi uma estudante visitante no grupo Responsive Environments, MIT Media Laboratory. Sua pesquisa inclui fusão de dados de sensores, sensores e condicionamento de sinais e análise de movimento humano. Carolina é bolsista de doutorado pleno no exterior da Capes. Ela é membro do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Mídia, Música e Tecnologia e do programa de doutorado Sistemas de Sensores Integrados. Além disso, Carolina colabora no projeto sportsemble, uma pesquisa voltada à análise de arremesso em baseball com o MIT Media Lab, Harvard Medical School e C-Motion.