Processamento de áudio com custos computacionais flexíveis

Programas de processamento de áudio são comuns há décadas, e correspondem a aplicações que possuem muitas formas e rodam em plataformas computacionais diversas. Todavia, todas as plataformas têm em comum o fato de possuírem um limite de capacidade computacional, o que se torna crítico especialmente em sistemas de tempo real em situação de sobrecarga, acarretando resultados insatisfatórios como interrupções intermitentes, artefatos sonoros ou mesmo a parada completa da execução do sistema. Neste seminário vamos apresentar o projeto de pesquisa de doutorado em andamento. Essa pesquisa tenta desenvolver uma metodologia que permita a realização de um trade-off flexível entre os custos computacionais do processamento e a qualidade do resultado desse processamento. Desta forma, certas situações de sobrecarga podem ser evitadas sacrificando-se parcialmente a qualidade. O objetivo é que a perda de qualidade do resultado, do ponto de vista da experiência do usuário, seja mínima; isso pressupõe a existência de um espaço perceptual de representação no qual um sinal pode ser modificado sem grandes perdas perceptuais. O trabalho pretende parametrizar os elementos do processamento de áudio de forma coordenada com os custos computacionais e as medidas de qualidade correspondentes. Isso permitiria a adaptação dos custos do sistema de forma dinâmica, em tempo de execução, controlando a qualidade do resultado para evitar tais situações de sobrecarga.