13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória - ES

Tutoriais / minicursos

Paisagem Sonora: documentando, ouvindo, e compondo com computadores

Descrição: O World Soundscape Project (WSP) foi estabelecido como um grupo de ensino e pesquisa na Simon Fraser University, durante o início dos anos 1970, quando paisagens sonoras passaram a ser documentadas para chamar a atenção para a importância do ambiente sonoro. O resultado desse projeto foram registrados nos livros The Tuning of the World (R. Murray Schafer) e Handbook for Acoustic Ecology (Barry Truax), seguido da publicação de mesmo autor Acoustic Communication que lida com todos os aspectos do som e do impacto da tecnologia nesse contexto.

No campo do design sonoro, a computação cada vez mais fornece as ferramentas para lidar tanto com material básico de composição sônica, tal qual a síntese granular e processamento de sinal digital, como a criação de composições multi-canal sonoro utilizando materiais pré-gravados.

Apresentação do Prof. Truax irá abordar a ecologia acústica tanto como uma área de pesquisa científica como um esforço artístico, perpassando desde o pioneiro trabalho do WSP até as contemporâneas abordagens para composição e apresentações de Paisagens Sonoras.

Quem se importa com a qualidade do áudio, afinal?

Descrição: A proliferação de equipamentos eletrônicos economicamente acessíveis para gravação ou processamento de áudio traz um incontestável estímulo à criação musical, tornando-a disponível para cada vez mais artistas e em cada vez mais lugares. Por outro lado, o fato de que os padrões de qualidade básicos vem sendo aprimorados ao longo do tempo, aliado às inúmeras conveniências dos equipamentos digitais, pode nos transmitir a errada sensação de que os equipamentos comerciais amplamente disponíveis são de "alta-qualidade" ou mesmo que têm a qualidade mínima suficiente para a produção artística desejada, já que é difícil perceber seus limites em uma primeira avaliação. Tanto músicos quanto engenheiros são facilmente iludidos pela sensação de que cada equipamento está se comportando bem, e às vezes somente se dão conta de grandes diferenças ou problemas no produto final. Ao contrário de pensarmos que os problemas estão solucionados, é ainda, ou, talvez, cada vez mais importante que tanto músicos quanto engenheiros conheçam as sutilezas destes equipamentos que são instrumentos de construção da arte sonora. Na arte, cada pequeno e sutil detalhe pode às vezes influenciar mais do que a estrutura geral da obra. Nesta palestra será apresentada uma perspectiva global da evolução dos equipamentos eletrônicos de áudio, cobrindo diversos aspectos técnicos, históricos, econômicos, artísticos, que junto nos permitem situar melhor o conceito de qualidade subjetiva. Em especial, serão vistos exemplos dos limites e da simplicidade dos componentes que estão presentes em equipamentos caros de gravação, e também exemplos de como características pequenas, diversas e inesperadas produzem impactos sonoros significativos. Na palestra procuramos também resgatar a história de tecnologias, pessoas e empresas que desempenharam e desempenham um papel fundamental no áudio de alta-qualidade. O objetivo final é permitir que músicos, engenheiros e cientistas de computação compreendam melhor como determinados equipamentos, técnicas, componentes eletrônicos ou conceitos matemáticos operam trazendo vantagens ou problemas, de forma que possamos conscientemente obter o equilíbrio desejado em cada caso.

Sobre o palestrante: Marcelo de Oliveira Johann (IEEE Member) received his Bachelor (5-years), Master and Ph.D. degrees in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), at Porto Alegre, Brazil, in 1992, 1994 and 2001, respectively, having spent 6 months as a visiting student at UCLA, USA, in 1997. He worked as a professor at the Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) from 2000 to 2002, and is a full-time professor at UFRGS since 2003. Dr. Johann co-authored 6 book chapters and published more than 35 conference papers in topics related to Computer Aided Design of ICs. His research and teaching interests include algorithms for placement and routing, combinatorial optimization, digital design, compilers, operating systems and computer music. Since 2006 he is involved in teaching Computer Music at UFRGS, and in the last two years he has been working on custom hardware for high-quality digital recordings of classical music in Porto Alegre. Prof. Johann is currently working for the establishment of an Audio Laboratory in the Instituto de Informática at UFRGs, and he is also contributing in the creation of an Institute to preserve and develop further the custom equipment and recording procedures of the renowned recording expert Marcello Sfoggia.

Computação musical: uma visão geral

Descrição: O objetivo geral é apresentar aos participantes uma visão geral da Computação Musical. Especificamente, permitir aos participantes - tipicamente com formação em Informática ou música - o conhecimento básico da tecnologia computacional aplicável à música e disponível para criação, manipulação e performance de sons musicais. Direcionado primariamente aos alunos de graduação e/ou pós-graduação em Informática ou Música. Não é exigido o conhecimento musical convencional (leitura de partituras, ditado, etc). No entanto, alunos com este conhecimento terão mais facilidade para compreensão de alguns tópicos apresentados.

Sobre o palestrante: Evandro Manara Milettto é bacharel em Informática. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Computação - PPGC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e 2009, respectivamente. Realizou Estágio de Doutorado no exterior na Université Paris-Sud 11, em Paris. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS, Campus Porto Alegre onde coordena curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia em Meio ambiente). As áreas de pesquisa de interesse incluem Design de Interação, Tecnologia de Informação e Comunicação e Computação Musical. Durante o doutorado, pesquisou um ambiente Web cooperativo e interativo para prototipação musical por leigos em música.

13º SBCM - 31 de agosto a 3 de setembro - Vitória, ES

FAESA - Faculdades Integradas Espírito-santenses - Av. Vitória, 2.220 - Monte Belo, Vitória, ES - CEP 29053-360

Apoio: NAP USP UNICAMP IFRS Campus PoA