13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória - ES
Descri��o: O World Soundscape Project (WSP) foi estabelecido como um grupo de ensino e pesquisa na Simon Fraser University, durante o in�cio dos anos 1970, quando paisagens sonoras passaram a ser documentadas para chamar a aten��o para a import�ncia do ambiente sonoro. O resultado desse projeto foram registrados nos livros The Tuning of the World (R. Murray Schafer) e Handbook for Acoustic Ecology (Barry Truax), seguido da publica��o de mesmo autor Acoustic Communication que lida com todos os aspectos do som e do impacto da tecnologia nesse contexto.
No campo do design sonoro, a computa��o cada vez mais fornece as ferramentas para lidar tanto com material b�sico de composi��o s�nica, tal qual a s�ntese granular e processamento de sinal digital, como a cria��o de composi��es multi-canal sonoro utilizando materiais pr�-gravados.
Apresenta��o do Prof. Truax ir� abordar a ecologia ac�stica tanto como uma �rea de pesquisa cient�fica como um esfor�o art�stico, perpassando desde o pioneiro trabalho do WSP at� as contempor�neas abordagens para composi��o e apresenta��es de Paisagens Sonoras.
Descri��o: A prolifera��o de equipamentos eletr�nicos economicamente acess�veis para grava��o ou processamento de �udio traz um incontest�vel est�mulo � cria��o musical, tornando-a dispon�vel para cada vez mais artistas e em cada vez mais lugares. Por outro lado, o fato de que os padr�es de qualidade b�sicos vem sendo aprimorados ao longo do tempo, aliado �s in�meras conveni�ncias dos equipamentos digitais, pode nos transmitir a errada sensa��o de que os equipamentos comerciais amplamente dispon�veis s�o de "alta-qualidade" ou mesmo que t�m a qualidade m�nima suficiente para a produ��o art�stica desejada, j� que � dif�cil perceber seus limites em uma primeira avalia��o. Tanto m�sicos quanto engenheiros s�o facilmente iludidos pela sensa��o de que cada equipamento est� se comportando bem, e �s vezes somente se d�o conta de grandes diferen�as ou problemas no produto final. Ao contr�rio de pensarmos que os problemas est�o solucionados, � ainda, ou, talvez, cada vez mais importante que tanto m�sicos quanto engenheiros conhe�am as sutilezas destes equipamentos que s�o instrumentos de constru��o da arte sonora. Na arte, cada pequeno e sutil detalhe pode �s vezes influenciar mais do que a estrutura geral da obra. Nesta palestra ser� apresentada uma perspectiva global da evolu��o dos equipamentos eletr�nicos de �udio, cobrindo diversos aspectos t�cnicos, hist�ricos, econ�micos, art�sticos, que junto nos permitem situar melhor o conceito de qualidade subjetiva. Em especial, ser�o vistos exemplos dos limites e da simplicidade dos componentes que est�o presentes em equipamentos caros de grava��o, e tamb�m exemplos de como caracter�sticas pequenas, diversas e inesperadas produzem impactos sonoros significativos. Na palestra procuramos tamb�m resgatar a hist�ria de tecnologias, pessoas e empresas que desempenharam e desempenham um papel fundamental no �udio de alta-qualidade. O objetivo final � permitir que m�sicos, engenheiros e cientistas de computa��o compreendam melhor como determinados equipamentos, t�cnicas, componentes eletr�nicos ou conceitos matem�ticos operam trazendo vantagens ou problemas, de forma que possamos conscientemente obter o equil�brio desejado em cada caso.
Sobre o palestrante: Marcelo de Oliveira Johann (IEEE Member) received his Bachelor (5-years), Master and Ph.D. degrees in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), at Porto Alegre, Brazil, in 1992, 1994 and 2001, respectively, having spent 6 months as a visiting student at UCLA, USA, in 1997. He worked as a professor at the Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) from 2000 to 2002, and is a full-time professor at UFRGS since 2003. Dr. Johann co-authored 6 book chapters and published more than 35 conference papers in topics related to Computer Aided Design of ICs. His research and teaching interests include algorithms for placement and routing, combinatorial optimization, digital design, compilers, operating systems and computer music. Since 2006 he is involved in teaching Computer Music at UFRGS, and in the last two years he has been working on custom hardware for high-quality digital recordings of classical music in Porto Alegre. Prof. Johann is currently working for the establishment of an Audio Laboratory in the Instituto de Inform�tica at UFRGs, and he is also contributing in the creation of an Institute to preserve and develop further the custom equipment and recording procedures of the renowned recording expert Marcello Sfoggia.
Descri��o: O objetivo geral � apresentar aos participantes uma vis�o geral da Computa��o Musical. Especificamente, permitir aos participantes - tipicamente com forma��o em Inform�tica ou m�sica - o conhecimento b�sico da tecnologia computacional aplic�vel � m�sica e dispon�vel para cria��o, manipula��o e performance de sons musicais. Direcionado primariamente aos alunos de gradua��o e/ou p�s-gradua��o em Inform�tica ou M�sica. N�o � exigido o conhecimento musical convencional (leitura de partituras, ditado, etc). No entanto, alunos com este conhecimento ter�o mais facilidade para compreens�o de alguns t�picos apresentados.
Sobre o palestrante: Evandro Manara Milettto � bacharel em Inform�tica. Possui Mestrado e Doutorado em Ci�ncias da Computa��o pelo Programa de P�s-Gradua��o em Computa��o - PPGC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e 2009, respectivamente. Realizou Est�gio de Doutorado no exterior na Universit� Paris-Sud 11, em Paris. Atualmente � professor efetivo no Instituto Federal de Educa��o, Ci�ncia e Tecnologia - IFRS, Campus Porto Alegre onde coordena curso de p�s-gradua��o stricto sensu (Mestrado Profissional em Educa��o e Tecnologia em Meio ambiente). As �reas de pesquisa de interesse incluem Design de Intera��o, Tecnologia de Informa��o e Comunica��o e Computa��o Musical. Durante o doutorado, pesquisou um ambiente Web cooperativo e interativo para prototipa��o musical por leigos em m�sica.
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