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Tutoriais e Oficina
Tutorial I
- Composição Auxiliada por Computador - Modelos Formais e
Tecnologias de Software para Criação Musical
Contemporânea
Jean Bresson, Music Representation Team, IRCAM
(France)
Resumo:
Os tópicos de pesquisa do grupo de representação
musical no IRCAM estão centradas em torno da
formalização das estruturas musicais e a
concepção de modelos de computador relacionados.
Através de muitos anos de colaboração entre os
cientistas e os músicos, os diferentes projetos do grupo
constituíram gradualmente uma concepção original
das relações entre a criação de
música e computadores. Estes projetos resultaram em ambientes
para composição auxiliada-por-computador e paradigmas de
computação musical, usados e moldados por uma vasta
comunidade de pesquisadores e compositores. Várias áreas
gerais regularmente se vêm entre esses trabalhos, relacionadas
por exemplo com as linguagens de programação e
paradigmas, a interação humano-computador, a
representação e os níveis de
computação em estruturas musicais, ou para a modelagem e
representação do tempo na música.
Como um quadro geral para composição, pesquisa e
criação auxiliada por computador será dada uma
visão introdutória do ambiente computacional OpenMusic. O
OpenMusic (OM) é uma linguagem de programação
visual dedicada à composição de música.
Este ambiente permite aos compositores criarem programas graficamente e
a implementar os seus próprios modelos musical e abordagens.
Alguns exemplos concretos serão dados de peças escritas
usando OM em profundidades diferentes.
O tutorial irá introduzir direções de pesquisa e
projetos mais específicos, incluindo a análise
computacional e o estudo das estruturas algébricas em
música, questões sobre sinal musical vs.
representação simbólica e o controle da
síntese de som, orquestração auxiliada por
computador, espacialização e sistemas de
interação simbólica.
Através desta apresentação, tentamos enfatizar uma
abordagem específica na pesquisa da música mas acima de
tudo uma promissora rede de relações com outras
áreas de tecnologia musical, como o processamento de sinal
digital, a espacialização de som ou de sistemas de tempo
real.
Duração:
2-4 horas (a ser confirmado no programa final)
Público:
O tutorial está aberto a todos os interessados.
Motivação:
O tutorial SBCM é um importante evento acadêmico para uma
atualização científica e tecnológica da
comunidade brasileira de computação musical. Geralmente
apresentado por pesquisadores sêniores, o tutorial oferece uma
oportunidade única para estudantes, pesquisadores e
profissionais em computação musical a se atualizarem em
diversos tópicos com pesquisadores líderes no assunto.
OpenMusic is designed and developed by G. Assayag,
C. Agon, J. Bresson.
Tutorial II -
Computação Musical e
Video Games
Giordano Cabral, MusiGames Studio / Daccord Music
Software
Resumo:
Embora parte considerável dos sistemas de
computação musical, em
especial os sistemas interativos, compartilhem com os jogos digitais
métodos e problemáticas tanto do ponto de vista
conceitual quanto
técnico, os modelos de desenvolvimento destes dois tipos de
aplicação
são nitidamente diferentes.
Jogos digitais seguem o desenvolvimento ditado por uma indústria
extremamente sólida, e com isso surgem ferramentas e
exigências
específicas. É comum o uso de engines, o foco na
qualidade da arte e
no conteúdo, uma obssessão pelo gameplay (o quanto
é divertido e
cativante o uso do sistema), vindo do fato dos jogos buscarem, em
última instância, sua aceitação pelo
público. Os sistemas musicais
interativos, por outro lado, seguem majoritariamente um modelo
experimental, buscando a inovação, através de
novas formas de
expressão e criação.
Entretanto, estes dois universos passaram a interagir fortemente
à
medida em que os jogos musicais tornaram-se coqueluche mundial, dado o
sucesso de títulos como Guitar Hero, Rock Band e Dance Dance
Revolution. Com isto, a expertise em computação musical
passou a ser
valiosa no mercado de jogos. Por outro lado, o desenvolvimento de
aplicações de computação musical não
foi ainda fortemente influenciado
pelas ferramentas e o modelo de desenvolvimento da indústria de
jogos.
Este tutorial parte da experiência da MusiGames Studio,
ramificação
especializada em jogos digitais da D'Accord Music Software, empresa
que desenvolve software musical há 9 anos. Nela, a expertise em
computação musical tem sido colocada em prática na
construção de jogos
musicais para diversas plataformas (Nintedo Wii, Microsoft XBox360,
Apple iPhone, PC/Mac).
Serão abordados os ambientes e ferramentas de desenvolvimento de
jogos; a motivação do uso e da criação de
engines, suas vantagens e
desvantagens para cada plataforma; as dificuldades e
limitações das
principais; a construção de bibliotecas de áudio,
música e
processamento de sinais para jogos; e como a tecnologia de
recuperação
de informação musical pode contribuir para a
criação de uma nova
geração de jogos musicais.
Duração:
1-2 horas
Público:
O tutorial está aberto a todos os interessados.
Oficina - Tópicos
Avançados em Pure
Data (Pd)
Miller Puckette
(a ser definido na programação final)
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