de 7 a 9 de setembro de 2009

 

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Tutoriais e Oficina



Tutorial I - Composição Auxiliada por Computador - Modelos Formais e Tecnologias de Software para Criação Musical Contemporânea

Jean Bresson, Music Representation Team, IRCAM (France)

Resumo:
Os tópicos de pesquisa do grupo de representação musical no IRCAM estão centradas em torno da formalização das estruturas musicais e a concepção de modelos de computador relacionados. Através de muitos anos de colaboração entre os cientistas e os músicos, os diferentes projetos do grupo constituíram gradualmente uma concepção original das relações entre a criação de música e computadores. Estes projetos resultaram em ambientes para composição auxiliada-por-computador e paradigmas de computação musical, usados e moldados por uma vasta comunidade de pesquisadores e compositores. Várias áreas gerais regularmente se vêm entre esses trabalhos, relacionadas por exemplo com as linguagens de programação e paradigmas, a interação humano-computador, a representação e os níveis de computação em estruturas musicais, ou para a modelagem e representação do tempo na música.
Como um quadro geral para composição, pesquisa e criação auxiliada por computador será dada uma visão introdutória do ambiente computacional OpenMusic. O OpenMusic (OM) é uma linguagem de programação visual dedicada à composição de música. Este ambiente permite aos compositores criarem programas graficamente e a implementar os seus próprios modelos musical e abordagens. Alguns exemplos concretos serão dados de peças escritas usando OM em profundidades diferentes.
O tutorial irá introduzir direções de pesquisa e projetos mais específicos, incluindo a análise computacional e o estudo das estruturas algébricas em música, questões sobre sinal musical vs. representação simbólica e o controle da síntese de som, orquestração auxiliada por computador, espacialização e sistemas de interação simbólica.
Através desta apresentação, tentamos enfatizar uma abordagem específica na pesquisa da música mas acima de tudo uma promissora rede de relações com outras áreas de tecnologia musical, como o processamento de sinal digital, a espacialização de som ou de sistemas de tempo real.

Duração:
2-4 horas (a ser confirmado no programa final)

Público:
O tutorial está aberto a todos os interessados.

Motivação:
O tutorial SBCM é um importante evento acadêmico para uma atualização científica e tecnológica da comunidade brasileira de computação musical. Geralmente apresentado por pesquisadores sêniores, o tutorial oferece uma oportunidade única para estudantes, pesquisadores e profissionais em computação musical a se atualizarem em diversos tópicos com pesquisadores líderes no assunto.

OpenMusic is designed and developed by G. Assayag, C. Agon, J. Bresson.

Tutorial II - Computação Musical e Video Games

Giordano Cabral, MusiGames Studio / Daccord Music Software

Resumo:
Embora parte considerável dos sistemas de computação musical, em
especial os sistemas interativos, compartilhem com os jogos digitais
métodos e problemáticas tanto do ponto de vista conceitual quanto
técnico, os modelos de desenvolvimento destes dois tipos de aplicação
são nitidamente diferentes.

Jogos digitais seguem o desenvolvimento ditado por uma indústria
extremamente sólida, e com isso surgem ferramentas e exigências
específicas. É comum o uso de engines, o foco na qualidade da arte e
no conteúdo, uma obssessão pelo gameplay (o quanto é divertido e
cativante o uso do sistema), vindo do fato dos jogos buscarem, em
última instância, sua aceitação pelo público. Os sistemas musicais
interativos, por outro lado, seguem  majoritariamente um modelo
experimental, buscando a inovação, através de novas formas de
expressão e criação.

Entretanto, estes dois universos passaram a interagir fortemente à
medida em que os jogos musicais tornaram-se coqueluche mundial, dado o
sucesso de títulos como Guitar Hero, Rock Band e Dance Dance
Revolution. Com isto, a expertise em computação musical passou a ser
valiosa no mercado de jogos. Por outro lado, o desenvolvimento de
aplicações de computação musical não foi ainda fortemente influenciado
pelas ferramentas e o modelo de desenvolvimento da indústria de jogos.

Este tutorial parte da experiência da MusiGames Studio, ramificação
especializada em jogos digitais da D'Accord Music Software, empresa
que desenvolve software musical há 9 anos. Nela, a expertise em
computação musical tem sido colocada em prática na construção de jogos
musicais para diversas plataformas (Nintedo Wii, Microsoft XBox360,
Apple iPhone, PC/Mac).

Serão abordados os ambientes e ferramentas de desenvolvimento de
jogos; a motivação do uso e da criação de engines, suas vantagens e
desvantagens para cada plataforma; as dificuldades e limitações das
principais; a construção de bibliotecas de áudio, música e
processamento de sinais para jogos; e como a tecnologia de recuperação
de informação musical pode contribuir para a criação de uma nova
geração de jogos musicais.

Duração:
1-2 horas

Público:
O tutorial está aberto a todos os interessados.

Oficina - Tópicos Avançados em Pure Data (Pd)

Miller Puckette

(a ser definido na programação final)