de 7 a 9 de setembro de 2009

 

Promoção

NUCOM/CECM

Organização 

 

 


Suporte

Apoio

 

  


 
 

Bem-vindo ao SBCM 2009
12º Simpósio Brasileiro de Computação Musical

7 a 9 de Setembro de 2009

Recife - Pernambuco - Brasil


PDF Anais Completos do evento em PDF

Notícias

1. É com prazer que anunciamos que o prêmio de melhor artigo de estudante do SBCM 2009 foi vencido por Luiz Naveda, com o artigo intitulado: Multidimensional Microtiming in Samba Music, escrito em conjunto com Fabien Gouyon, Carlos Guedes, Marc Leman. O ganhador será premiado com 1 ano de inscrição no Forum IRCAM. Parabéns aos autores e obrigado a todos os participantes.

2. Novo horário dos concertos! Os concertos de 2a e 3a serão realizados às 19 horas no Prédio do Porto Digital, 16o andar.

3. Novo endereço! O evento ocorrerá no Prédio do Porto Digital localizado na Avenida Cais do Apolo, 222, 16° andar (prédio do Banco Real).

4. Na Hora/On the Spot. Um novo espaço para participação e exposição de trabalhos está aberto no SBCM 2009: siga o link para obter mais informações!

5. Foram anunciados os artigos e pôsteres aceitos, por favor confiram o link artigos aceitos na coluna da esquerda.

6. As inscrições estão abertas! Por favor sigam o link de inscrição para informações adicionais a respeito de taxas, prazo para inscrições antecipadas (com desconto) e prazos para inscrições de autores (para publicação nos anais).

7. A companhia aérea GOL está oferecendo um desconto de 20% para voos de qualquer lugar da América Latina para Recife, no período de 4 a 12 de setembro, basta seguir o link GOL na coluna da esquerda ou ligue para (11) 5508-4201- opção 01. Informe o código promocional (PROMO CODE) E1049BHZ para receber o desconto .

Novos paradigmas para computação musical

O SBCM é um evento bianual com reconhecimento internacional no campo da computação musical, organizado pelo NUCOM, a Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Esta 12ª edição será realizada na capital do estado de Pernambuco, na bela costa nordestina brasileira, e é especialmente dedicada a focalizar a implacável renovação contínua nos paradigmas para se fazer música com computadores, estendendo a visão para os novos dispositivos portáteis e “gadgets” pessoais computacionalmente relevantes que ora se projetam, como hand-helds, celulares e tocadores multimídia, trazendo suas essências e suas tendências. 

Nestes tempos em que a produção e o consumo de música tem se transformado pela ação de redes sociais e por novos paradigmas de criação, distribuição e consumo de música, novos temas despertam interesse na comunidade, tanto acadêmica quanto a industrial. Nos últimos anos têm se observado um enorme interesse por novos softwares musicais em que o usuário tem uma presença maior na geração da música, podendo controlar aspectos antes restritos somente aos compositores ou produtores. A música das pistas de dança, pela sua popularidade, tem também sido uma alavanca propulsora de uma geração de gadgets para DJ’s, que podem fazer música não somente com suas pick-ups e vinis mas também com redes de tocadores digitais, buscando objetos sonoros na rede e contracenando ao vivo com músicos no palco.

É nosso intuito fazer convergirem discursos e polêmicas tendo especialistas das artes e das tecnologias no SBCM 2009.

A programação do simpósio inclui palestras por renomados pesquisadores, apresentações de artigos técnicos e musicais, painéis de discussão e concertos. O programa incluirá, entre outros, a participação de Miller Puckette (Universidade da Califórnia, San Diego), autor do ambiente de programação gráfica Pure Data (Pd), um tutorial sobre modelos matemáticos em Teoria Musical (Análise e Composição) auxiliada por computador oferecido pelo IRCAM, e uma palestra pelo compositor Daniel Teruggi, diretor do Grupo de Pesquisas Musicais do INA (Institut National De L'Audiovisuel, Paris).

Uma ampla programação técnica e cultural está em projeto para todos os participantes do SBCM 2009. Planejamos a realização de painéis de discussão estratégicos, abordando temas de impacto para a computação sonora e musical no Brasil e no mundo, e reflexões sobre as novas tecnologias e dispositivos em uso pelos profissionais para se fazer música.

Uma seleção dos melhores artigos apresentados no SBCM 2009 serão convidados a submeter uma versão estendida para uma Edição Especial do Journal of New Music Research. O melhor artigo estudantil apresentado no SBCM também será premiado. Dois prêmios serão dados: um para o melhor artigo técnico e outro para o melhor artigo de música. Um dos prêmios será uma assinatura anual do Fórum IRCAM de software.

Acesse nos links mais informações sobre o SBCM 2009!


Verifique também instruções para a compra de passagens.