Medindo popularidade musical usando sinais de fontes diversas
Índices de popularidade são instrumentos tradicionalmente utilizados na indústria da música para a comparação de artistas. Apesar da ampla aceitação, pouco se conhece a respeito da metodologia que embasa tais índices, o que os torna instrumentos por vezes difíceis de compreender e/ou criticar.
Neste seminário, nós vamos expor o método e as principais dificuldades enfrentadas durante a construção do índice Playax, um índice de metodologia transparente que agrega sinais de popularidade provenientes de dados de fontes heterogêneas (e.g. rádios, Spotify, Youtube, Instagram, Twitter, etc) em um único número. Em particular, vamos discutir as soluções e relações de compromisso adotadas na reconciliação de sinais contraditórios e que capturam aspectos de dimensões diferentes do fenômeno de popularidade em mídias distintas. A nossa esperança, com este trabalho, é a de iniciar um processo saudável de discussão e crítica que leve eventualmente a um instrumento prático, coerente e transparente para a comparação de artistas e outros tipos de colaboração relacionados a dados de contexto musical.