Projetos

Projetos em andamento

  • Estratégias de alinhamento para consulta cantarolada

    Consulta cantarolada é um tópico comum em recuperação de informação musical. Na tarefa de consulta cantarolada, uma gravação cantarolada, representando imprecisamente uma melodia de referência, é enviada para uma aplicação, que tem como objetivo recuperar a melodia de referência. Para realizar tal tarefa, um algoritmo precisa lidar com as diferenças entre a consulta e a melodia de referência, tanto no domínio do tempo quanto no domínio da frequência.

  • Detecção de voz cantada em sinais musicais

    Mais informações em breve!

  • Processamento de áudio com custos computacionais adaptáveis

    Em sistemas de processamento de áudio ao vivo podem acontecer - e acontecem - situações de sobrecarga. Essas resultam em eventos sonoros indesejáveis: graves distorções, cliques e interrupções.

Projetos anteriores

  • Estratégias de Aprendizagem Reforçada aplicadas à Recomendação Personalizada de Música

    O número de músicas disponíveis em formato digital na internet cresce a cada dia, e atinge um volume excessivo. No momento em que decide ouvir música, um usuário tem a sua disposição uma quantidade tão grande de opções que sente a necessidade de uma ferramenta para auxiliá-lo na sua tomada de decisão. Do contrário é plausível acreditar que a uma grande parte desse volume ele nunca teria acesso. Plataformas online oferecem a esses usuários serviços de recomendação automática que analisam o seu histórico de escuta, e que mantém disponível para ele uma sequência de músicas que condizem com seu gosto pessoal.

  • VORPAL - Um middleware para áudio dinâmico em jogos digitais

    Projeto de middleware de trilhas sonoras em tempo real para jogos digitais.

  • Processamento de fala para triagem de distúrbios fonológicos

  • Música e Músico Móveis

    Aplicações musicais em dispositivos móveis tornam-se cada vez mais comuns, conferindo a estes um caráter de instrumento musical digital por permitirem a produção de música e seu controle em tempo real com auxílio de suas interfaces, acessórios e sensores. Com o avanço das telecomunicações, passou-se a utilizá-los em colaboração musical e como controladores musicais trocando informações por diversos canais de comunicação. Neste âmbito, percebe-se que ainda existem muitas tecnologias da área de Redes de Computadores e Computação Móvel que podem facilitar o processo de comunicação entre dispositivos móveis em aplicações musicais. Diante disso, este trabalho visa avaliar novas tecnologias em prol da criação de um ambiente musical colaborativo.

  • Interfaces Cérebro Computador Musicais

  • Efeitos de áudio baseados em decomposição AM/FM

    Esta pesquisa aborda o projeto de efeitos de áudio baseados em decomposições que levam um sinal proveniente de um instrumento musical para a representação AM/FM. A decomposição AM/FM produz um par de sinais também no domínio do tempo, que representam o envelope (porção AM) e a frequência instantânea (porção FM) do sinal analisado. Estes dois sinais atuam em conjunto e podem recriar o sinal original caso utilizados para modular um oscilador senoidal em amplitude e em frequência. Por outro lado, a manipulação individual das porções AM e FM oferece novas possibilidades para processamento de sinais e implementação de efeitos musicais.

  • Separação de sinais de áudio polifônico em melodia e acompanhamento

    Recuperar informações perceptualmente válidas de sinais sonoros é um desafio importante que possui diversas áreas de aplicações. Entre elas está a análise de cena auditiva computacional, que busca alcançar o desempenho humano na recuperação de características sonoras. Para este fim, são usados ferramentas e métodos bastante estudados em recuperação de informação musical. Este trabalho usa um sistema desenvolvido para extrair informação melódica de sinais e, a partir dos seus resultados, realiza a separação desta informação em faixas diferentes de áudio. Os resultados mostram que apesar de simples, este método possui alguma relevância em relação ao que é percebido como melodia principal. Há limitações diversas, entre elas o tipo de fonte sonora e a qualidade da informação melódica devolvida pelo sistema usado.

  • Técnicas computacionais aplicadas à consonância e dissonância musical

    Esse trabalho de iniciação científica visa explorar os conceitos de consonância e dissonância em música e elaborar um experimento de validação da teoria apresentada em Tuning, Timbre, Spectrum, Scale de William A. Sethares.

  • Acompanhamento Musical

  • Ensemble - Um arcabouço para sistemas musicais multiagente

  • Conversão de Voz Inter-Linguística

    Conversão de voz é um processo no qual se transforma sentenças de fala de um falante origem, de modo que o resultado da transformação soe como uma sentença pronunciada por outro falante, o destino.

  • Estudos de caso sobre processamento de áudio em tempo real em plataformas computacionais de alta disponibilidade e baixo custo

    apresentacao-ajb.pdf defesa-ajb.pdf mestrado-ajb.pdf qualificacao-ajb.pdf

  • MOBILE - Processos Musicais Interativos

    Mais informações em: http://www.cmu.eca.usp.br/mobile/

  • Medusa - Um ambiente de áudio distribuído

    Medusa é uma ferramenta de comunicação de áudio/MIDI para redes locais. O objetivo principal é liberar a comunicação de áudio/MIDI entre computadores e aplicativos de software em uma rede local sem configurações complexas ou configurações difíceis.

  • JackTrip - Performances musicais distribuídas para usuários caseiros

  • Memória de curto prazo e memória de trabalho de sequências melódicas

  • ACMUS: Acústica de salas, simulação e projeto

    O projeto AcMus foi iniciado no âmbito do Projeto Temático anterior3 e teve como um de seus resultados o programa AcMus. Trata-se de um aplicativo destinado ao estudo, medição e projeto de ambientes a partir de suas propriedades acústicas. Dois módulos principais encontram-se implementados: o módulo de Medição Acústica, que extrai a Resposta Impulsiva de um sala para posteriormente calcular uma série de parâmetros acústicos da mesma; e o módulo de Ferramentas, que oferece vários utilitários como calculadora de modos de ressonância de ambientes, calculadora de tempos de reverberação, projeto de difusores de Schroeder e convolução.

  • Métodos de segmentação musical baseados em descritores sonoros

    Descrição do projeto Este projeto apresenta um estudo comparativo de diferentes métodos computacionais de segmentação estrutural musical, onde o principal objetivo é delimitar fronteiras de seções musicais em um sinal de áudio, e rotulá-las, i.e. agrupar as seções encontradas que correspondem a uma mesma parte musical.

  • Auralização biauricular de fontes de som em movimento usando HRTFs

  • Imagens Audíveis: criando saídas visuais a partir de entradas de áudio

  • ASyMuT: Um sistema automático para transcrição musical

    ASyMuT é um sistema para transcrição automática de música (ou seja, WAV para MIDI) e análise. Mais informações em: https://github.com/adrianomitre/asymut

  • Processamento distribuído de áudio em tempo real

    Este projeto discute e implementa, em ambiente Linux, um mecanismo para o processamento síncrono, distribuído e com baixas latências de áudio em redes locais, viabilizando o processamento paralelo do áudio em equipamentos de custo relativamente baixo. O objetivo primário é viabilizar o uso de sistemas computacionais distribuídos para a gravação e edição de material musical em estúdios domésticos ou de pequeno porte, mas espera-se que esse mecanismo possa ser expandido para outros tipos de mídia (como vídeo), bem como para áreas não-relacionadas à multimídia que dependam de processamento distribuído sincronizado com baixa latência.

  • Andante: Uma Infraestrutura Móvel para Agentes Musicais

    O Andante combina novas pesquisas em arte e tecnologia em busca de novas formas de expressão artística. Utilizando tecnologia de ponta para agentes autônomos móveis e síntese musical, músicos, cientistas da computação e amadores experimentam uma nova forma de arte: agentes musicais.