Sistemas de Recomendação Musical


Sistemas de Recomendação Musical (SRM) são ferramentas que recomendam músicas, artistas, discos ou gêneros para um usuário específico de acordo com o seu interesse pessoal. São sistemas que operam sobre uma grande quantidade de itens, e que, dependendo da natureza da informação fornecida na sua entrada, aplicam: Filtragem Colaborativa, Recomendação Baseada em Contexto ou Recomendação Baseada em Conteúdo.
Filtragem Colaborativa é uma técnica que recomenda itens a um usuário baseado no que usuários similares a ele se interessaram anteriormente. Recomendação Baseada em Contexto recorre a características do contexto no qual o usuário está escutando música naquele exato momento. Recomendação Baseada em Conteúdo utiliza de informações referentes à própria música, tal como características acústicas, texto extraídos da internet, ou anotações feitas por especialistas.
Características específicas de recomendadores de música em relação a recomendação de outros tipos de itens como filmes, livros, notícias, são que uma mesma música pode ser recomendada inúmeras vezes com consentimento do ouvinte, e que seu tempo de consumo é relativamente pequeno. Dessa forma fazemos uma distinção entre técnicas utilizadas para recomendação paralela (no formato por exemplo de sugestão de álbuns) e para recomendação serial (no formato uma lista de músicas).
Resultados preliminares de extração de características serão apresentados com enfoque na análise do conteúdo de uma base de testes contendo música popular brasileira.