Introdução ao Gstreamer
Escrever aplicações multimídias "from scratch" é muito difícil. Muitos aspectos devem ser considerados: tipos de entrada e saída, formatos dos dados, conversão, tempo real, sincronização, (de)multiplexing, controle etc. Existem vários frameworks / bibliotecas para facilitar essa tarefa. No seminário, um dos frameworks importantes - o Gstreamer - será apresentado.
O Gstreamer framework é uma biblioteca para construir grafos de componentes de processamento de dados. Ao mesmo tempo contém mais que 250 plugins e elementos já prontos para usar. Entre eles elementos de entrada e saída (files, streams, conectores), filtros e para conversão de formatos. Além disso o Gstreamer oferece uma infraestrutura abrangente que dá apoio a mecanismos para comunicação, controle, multithreading, autoconfiguração e debugging. A biblioteca existe para várias plataformas, por exemplo: Linux, Apple MAc OS X, MS Windows, Android e iOS e oferece bindings para muitas linguagens de programação populares.
O seminário dará uma introdução à estrutura, conceitos principais e importantes caraterísticas da biblioteca. Também mostrará como aplicações são construídas e apresentará algumas ferramentas e aplicações.