Realtime audio processing in highly-available low-cost devices

Presenter: André J. Bianchi

(sorry about the abstract in Portuguese)

Este trabalho de mestrado explorou diferentes possibilidades de processamento de áudio em tempo real utilizando dispositivos com alta disponibilidade e baixo custo.

Arduino é uma estrutura minimal para interação com microcontroladores da família ATmega e é geralmente utilizados como interface de controle de outros dispositivos elétricos ou eletrônicos. Por possuir pinos com capacidade ADC e DAC, pode ser utilizado para capturar, processar e emitir sinais analógicos.

GPUs são placas de processamento paralelo cuja estrutura é uma evolução da pipeline tradicional de processamento gráfico. Possuem centenas de processadores que operam em paralelo em uma memória própria. Podem, portanto, operar em diversos canais ao mesmo tempo ou utilizar propriedades inerentemente paralelas de alguns algoritmos de processamento de áudio.

Dispositivos móveis estão cada vez mais presentes e, por possuir capacidade de captura e emissão de áudio, podem ser explorados como plataformas de processamento em tempo real. Neste contexto, o sistema Android foi utilizada para realizar análise de desempenho para comparação de diferentes aparelhos em tarefas comuns de processamento de áudio.

Neste seminário serão apresentadas as motivações, o desenvolvimento e os resultados do trabalho realizado.

(video presentation in portuguese)

When: October 15th, 2013

Where: Room B-3 at IME/USP