Palestrante convidado: Prof. Dr. Victor Lazzarini

Sistemas e Linguagens de Programação Musical: Perspectivas para Ubimus
Victor Lazzarini

Slides disponíveis aqui!

O desenvolvimento da música computacional esteve sempre ligado às diversas linguagens e sistemas de programação dedicados ao som e à música, desde os primeiros experimentos de Mathews em 1958. No século 21, estes sistemas adquiriram um nível significativo de sofisticação que os posiciona como candidatos ideais para aplicações de música ubíqua. Esta palestra vai traçar o desenvolvimento de tais sistemas, com uma introdução histórica, e discutir o atual estado da arte, com o objetivo de proporcionar uma visão geral das possibilidades para músicos e compositores interessados em aplicações ubíquas.

Victor Lazzarini (1969), é natural de Londrina, Paraná. Ocupa o cargo de Senior Lecturer in Music na NUI Maynooth, e é compositor. Graduou-se pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde completou o Bacharelado em Música, na modalidade Composição. Em 1996, obteve seu doutorado na University of Nottingham (Reino Unido), concentrando-se em música eletroacústica e computacional. Prêmios recebidos incluem uma Menção Honrosa por sua peça orquestral Anima Mea, no Brasil (1995); a Heyman Research Scholarship, pela sua pesquisa de doutorado; o Hallward Composition Prize, por sua obra Magnificat, na Inglaterra (1996); o NUI New Researcher Award (2000), por seu trabalho na NUI Maynooth; e o IMRO/AIC International Composition Prize por Dance of the Dawn (2006). Entre suas publicações mais recente, temos The Audio Programming Book (c/ R. Boulanger, MIT Press, 2010) e o CD Voices Inside (FarPoint Recordings, 2009). Atualmente ele coordena ativiades de Pós-graduação no Depto. de Música e dirige o Sound and Digital Music Technology Research Group na NUI Maynooth. Seus interesses musicais também incluem composição e performance de Jazz.

Grupo de Tecnologia de Som e Música Digital
(An Grúpa Theicneolaíocht Fuaime agus Ceoil Dhigitigh)

O Grupo de Tecnologia de Som e Música Digital da Universidade Nacional da Irlanda em Maynooth existe desde 2003, e a ele pertencem professores e alunos doutorandos dos Deptos. de Música e Ciência da Computação ligados às áreas de interesse do grupo: processamento de dados musicais, linguagens e sistemas de computação musical e composição eletrônica e computacional. O grupo é liderado por Victor Lazzarini e é integrado por 4 professores e 8 alunos.  A produção científica do grupo inclui artigos em periódicos internacionais de reputação na área de música computacional (Computer Music Journal, Journal of the AES, EURASIP Journal of Advances in Signal Processing, Organised Sound), além de participações em diversas conferências internacionais. Adicionalmente, o grupo produz e mantém software para processamento digital de sinais (i.e. SndObj library) e colabora em projetos internacionais de desenvolvimento (i.e. Csound).