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Programação
O SBCM
2009 compreende sessões técnicas, compostas pela
apresentação de trabalhos, minicursos, pôsteres e
mesas redondas, bem como atividades artísticas, abrangendo
apresentações musicais e multimídia com forte
presença tecnológica e computacional. Todas as atividades
artísticas são abertas ao público, com entrada
franca.
Os
participantes do SBCM têm acesso a uma ampla gama de eventos
sociais, incluindo painéis com artistas locais e internacionais,
visitas a centros de pesquisa e desenvolvimento, e a locais
históricos de Recife.
Quadro de Atividades
Descrição
das Atividades
•
Artigos (25 minutos cada) e pôsteres apresentados como artigos
curtos (10 min cada)
•
Palestras: conferências dos pesquisadores convidados, incluindo:
"New sounds from guitars" por
Miller Puckette, pesquisador da Universidade da California, San Diego,
e diretor associado do Center for Research in Computing and the Arts
(CRCA).
"Electroacoustic approach to some
colombian composers" por Catalina Peralta, compositora Colombiana.
•
Oficinas e tutoriais, incluindo:
"Computer-Aided Composition - Formal
Models and Software Technologies for Contemporary Music Creation"
(Modelos matemáticos para análise e
composição em OpenMusic) por Jean Bresson (IRCAM,
França). O tutorial será ministrado em inglês.
"Advanced Topics in Puredata (Pd)"
(Tópicos Avançados em Puredata) por Miller Puckette
(CRCA, EUA). O tutorial será ministrado em inglês.
"Música em jogos digitais"
por Giordano Cabral (D'Accord Music Software). Em português.
•
Concertos com a curadoria de Damián Keller, coordenador do
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical - NAP, Universidade
Federal do Acre, com a apresentação de obras selecionadas
para as sessões de artigos musicais, e obras dos compositores
convidados.
• Um painel de discussão, com
participação de membros do Núcleo de
Computação Musical (NUCOM) da SBC, membros do
comitê de programa e convidados. Os temas abordados serão:
"Novos paradigmas e tecnologias em
Computação Musical", focalizando a
renovação dos paradigmas computacionais aplicados
à música, incluindo as aplicações musicais
dos novos dispositivos portáteis, da infra-estrutura de rede, e
dos sistemas embarcados.
"A computação sonora e
musical no Brasil: planos estratégicos para os grupos de
pesquisa para os próximos 10 anos". Com a
participação de líderes de grupos de pesquisa em
computação musical de diversas regiões do
país.
• "Na
Hora (On the Spot)" é um espaço aberto para
compartilhar idéias e trabalhos em um ambiente informal e
descontraído. Artistas e pesquisadores terão computadores
à disposição para mostrar trabalhos finalizados ou
em andamento.
• Uma "Jam-Session" reunirá computadores,
intrumentos convencionais, DJs e músicos em geral em uma grande
confraternização e improvisação
eletro-acústica-computacional conjunta. Tragam seus instrumentos!
Primeira
Sessão de Artigos Técnicos
Segunda-feira,
7 de Setembro de 4:00 - 6:10 PM
(Session chair: Marcelo Queiroz - USP)
• Pitch class composition in the pd environment - Oscar Di Liscia,
Pablo Cetta
• Real-Time uses of low level sound descriptors, as event detenction
functions with Zsa.descriptors Max/MSP Library - Mikahil Malt, Emmanuel
Jourdan
• Descoberta Automática de Conhecimento em Interpretacões
Musicais: Microandamento e Microdinâmica - Fulvio
Silvestre, Raphael
Holanda, Geber Ramalho
• Multidimensional microtiming in Samba music - Luiz Naveda, Fabien
Gouyon, Carlos Guedes, Marc Leman
• Creating Evolutionary Soundscapes with Gestural Data - Jose Fornari,
Jonatas Manzolli, Mariana Shellard
Segunda
Sessão de Artigos Técnicos
Quarta-feira,
9 de Setembro de 10:00-12:10 AM PM.
(Session chair: Geber Ramalho - UFPE)
• Derivation of SOM-G Granular Synthesis Instruments from
Natural Sounds by Atomic Decomposition of Audio Signals - Paulo Roberto
da Silva
• Interacting with the 3D Reactive Widgets for Musical Performance -
Florent Berthaut
• Music Creation by Novices should be both
Prototypical and Cooperative - Lessons Learned from CODES - Evandro
Miletto, Marcelo Pimenta, François
Bouchet, Jean-Paul Sansonnet,
Damián Keller
• Two Approaches for HRTF Interpolation - Gustavo H. M. de Sousa,
Marcelo Queiroz
• Wind instruments synthesis toolbox for generation of music audio
signals with labeled partials - Martín Rocamora, Ernesto
López, Luis
Jure
Sessão
de Artigos Musicais
Terça-feira,
8 de Setembro de 4:00 - 6:10 PM
(Session Chair: Jônatas Manzolli - UNICAMP)
• e-Motion: Our Reality - 3D Motion
Capture and Sonorization Via Two Cameras - Bradford Blackburn
• I/VOID/O: real-time sound synthesis and
video processing
in an interactive installation - Daniel Barreiro, Sandro Canavezzi de
Abreu, André Ponce de Leon F de Carvalho
• Ubiquitous Music: Concepts and Metaphors
- Marcelo Pimenta, Luciano Flores, Ariadna Capasso, Patricia Tinajero,
Damián Keller
• A Música no Cinema Mudo e o
Instrumento Musical Digital - Pedro Patrício
• O Mapa de Hénon como Gerador de
Repositórios Composicionais - Liduino Oliveira, Hildegard
Paulino Barbosa
Sessão
de Apresentação de Pôsteres
Segunda-feira,
7 de Setembro de 1:30 PM a 3:30 PM.
(Session chair - to be confirmed)
• Considerations in the use of Computer Technology in Contemporary
Improvisation - Cesar Villavicencio
• Functional Harmonic Analysis and Computational Musicology in
Rameau - Alexandre Passos, Pedro Kroger, Marcos Sampaio, Givaldo Cidra
• Goiaba: a software to process musical contours - Marcos Sampaio,
Pedro Kroger
• Mapeamento Sinestésico: do Gesto ao Objeto Sonoro - Jose
Fornari, Jonatas Manzolli, Mariana Shellard
• Process and methodology leading to the acquisition and analysis
of Event Related Potentials with basic sound stimuli - Bruno Giesteira,
João Travassos, Diamantino Freitas
• Self-Regulatory Feedback Systems as Sound Installations - Paula
Matthusen
• Towards a Genetic L-System Counterpoint Tool - Bruno Figueira
Lourenço
• Um External de Aspereza para Puredata & MAX/MSP - Alexandre
Porres, André Salim Pires
• Um sistema de recomendação de músicas
brasileiras - Fernando Cruz, Edilson Ferneda
Concerto I
Acercamiento electroacústico a algunos
compositores Colombianos
Electroacoustic approach to some Colombian
composers
Curator: Catalina Peralta
CATALINA
PERALTA Bogotá-Colombia (1963)
She is Associate Professor at the Department of Music, Faculty of Arts
and Humanities, of the Universidad de Los Andes in Bogotá, where
she
has teached composition and electroacoustic music since 1996. Composer
of the Vienna Academy of Music. Magister Artium at the University
Mozarteum-Salzburg. Participation in different Festivals with her works.
Program:
Rothko IV (Germán Toro, 13’, 2008)
Electroacoustic composition. From the perspective that time has give us
on his whole work, Rothko appears to me as an Artist who followed over
the years a path towards abstraction to express the fullness of his
subjects through space and color in a deep personal way, independent
from daily ephemeral necessities of art business. In Rothko’s work what
is been shown acts likewise than what remains concealed. Form and color
language rise from the reflection about his subjects: the Greek myths,
the origin of tragedy, the structure of the psyche, the surrealism, the
fresco paintings from Fra Angelico, etc. Those are not aesthetical end
in itself. That, what after slowly distillation remains, contains the
essence of its origin. Not only that, what is being seen is thus
present but also that, what became outward dispensable. Rothko IV
defines a clear syntax based on composition models that combine
continuous and discontinuous elements. Discontinuous elements have the
quality of recognizable sound objects that are combined in sequences
leaving open spaces to perceive the sounds behind. Continuous sounds
appear as surfaces and as a fluctuation processes. The piece is a
further attempt to approach the idea of space as a superposition of
layers that enter and leave the sound space covering and discovering
further sound layers existing in the background and suggesting a
process that continues beyond the limits of conscious perception.
Electra 2 (Mauricio Bejarano, 10’17”, 2009)
“Voy a visitar a los pingüinos y les ofrezco un concierto de
fonógrafo,
ya lohabíamos hecho varias veces con éxito, pero esta vez
el efecto
sobrepasa todo lo imaginable. … Y parecería que los
pingüinos saben
apreciar el talento … puesto que uno de ellos trató de meterse
entre la
bocina, probablemente para escuchar mejor.” (En Exploradores como nos
gustan de Jean Charcot, citado por Julio Cortázar en
Losautonautas de
la cosmopista.)
Radioland (episodio 1) (Julián
Jaramillo, 4’38”, 2009)
After a year of researching and gathering material about radio in
Colombia, this piece uses radio samples about politics, enterteinment,
sports and humor, which tell little media stories. The piece is a trip
through electromagnetic spaces from recent past, that reveals sonic
imaginary tendencies and memories from the colombian construction of
media.
FUXING (Juan Reyes, 13’14”, 2006)
TapeMusic, originally in 4 channels (For Physical Model of a Banded
Waveguide, Pipa and Gamelan). This is a computer generated media piece
for Banded Waveguide physical models and spectral modeling of Pipa and
Gamelan. Banded waveguides computer models are used for sound of
instruments such as bowed marimbas and vibraphones. While searching for
the timbres in this composition (and therefore the spectral modeling),
the composer was aiming at sounds rich in odd harmonics and not
necessarily tempered. Furthermore the rhythmic component was an issue,
while looking for patterns which are only obtainable with an expression
machine algorithm. The sound sources in this piece make a thread of
micro-tonal sonorities which also evolve horizontally as function of
time. This composition was achieved with Juan Pampin’s ATS and Common
Lisp Music (CLM) on a PlanetCCRMA Linux environment.
Cristal verde muy oscuro, casi negro
(Roberto García Piedrahita, 11’11”, 2009)
Green glass very dark, almost black
Vitreous tool; vitreous ornament. Mirrors and arrows and spears.
Translucent. To polish. Obsession, siege, disturbance,
fixed idea; with tenacious persistence it assaults the mind.
Obstacle. Impediment, difficulty, disadvantage.
Lack of light to perceive the things. Place without light, or with
very little light. ...
Pieza electroacústica No 2 (Jorge
Gregorio García M., 10’37”, 2004)
The row material comprehends the recording and further spectral
analysis of some structural chords played by a piano, produced in
different ways, such as ‘normally’ played in the keyboard, on the
strings, as resonance, etc. Some of the main harmonic components in the
sounds, isolated, maintain their own spectral characteristics such as
duration, intensity, place inside the harmonic complex, between others.
These physical characteristic data of the sounds are interpreted as
musical objects in itself in the structure of the work. As a matter of
fact, these data will be modified and overlapped with other related
material obtained by electronic means conserving some characteristics
within each other (such as pitch, intensity, duration, etc.) working as
structural bridges between the acoustic and the electronic data. In
this way, the development of the natural harmonic spectrum of the
original signals will behave as some sort of compositional maps, which
would be interpreted in different compositional means, conserving and
manipulating some data in order to create independent but related
structures along the piece.
The composers:
Germán
Toro: born 1964
in Bogotá. Composition studies with Luis Torres Zuleta in
Bogotá, Erich
Urbanner and Karl-Heinz Füssl at the University of Music and
Performing
Arts, Vienna. Conducting courses with Karl Österreicher and Peter
Eötvös. Studies on Electroacoustics and Computer Music in
Vienna and at
IRCAM in Paris. His catalogue includes instrumental, electroacoustic
and mixed compositions. He has received composition grants from the
Colombian Ministry of Culture, the Austrian Republic and the
Experimental Studio Freiburg as well as composition prizes. His works
have been performed in Europe, South Korea, Northund South America and
in collaboration with Ensembles like die Reihe Vienna, On-Line Vienna,
Mondrian Basel, and Klangforum Vienna among others. From 1999 to 2006
he was director of the computer music course at the University of Music
and Performing Arts, Vienna, where he was guest Professor for
Electroacoustic Composition 2006/07. Since October 2007 he is director
of the ICST at the School of Arts, Zurich.
Mauricio
Bejarano:
Associate Professor at the Conservatory of Music of the National
University in Bogotá, Colombia and Associate Professor in the
faculty
of the College Fine at the National University of Colombia. He has
explored several fields of creativity such as design, sculpture,
painting, poetry, essays and acousmatic art. He has attended several
workshops and seminars on electroacoustic composition by Daniel Teruggi
and François Bayle (Ina-GRM), Francis Dhomont, Stéphane
Roy, John
Chowning, Jean Claude Risset and Michel Zbar. He has exhibited his
artwork both at individual and group exhibitions. His music is widely
performed around the world including Spain, France, Holland, Belgium,
Austria, Canada, USA, Mexico and Uruguay. His composition Jagua (r),
was awarded a prize in the International Acousmatic Composition
Competition, Noroit 95. Mauricio Bejarano has created radio phonic and
sonic art works, has written several essays on electro acoustic music,
and periodically lectures on the topic.
Julián
Jaramillo
(www.julianjaramillo.net): composer and intermedia artist. He has
joined video, tv, radio, dance, opera, instalation, sound art and
design, internet music projects. He is member of “El salón de la
Justicia” team, he works from 2007 as a professor and researcher in
Universidad Central. Julián lives and works in Bogotá.
Juan
Reyes: composer and
engineer has pursued degrees in Computer Science, Mathematics and Music
aiming to Computer Music and related fields at the University of Tampa
and at CCRMA in Stanford University. Among a variety of subjects in
music and acoustics he has studied with John Chowning, Chris Chafe,
Julius Smith III, Jonathan Berger, Brian Ferneyhough, Terry Mohn and
Max Mathews. Recent interests steer to modeling of acoustical phenomena
and musical expression plus information systems and human computer
interface and their application to composition and performance. He has
been professor of Music and Arts at La Universidad de Los Andes in
Santafé de Bogotá, Colombia. At CCRMA his compositional
work is focused
toward methods and pieces for traditional acoustic instruments, live
electronics, tape-media format and art-music sound installations.
Roberto
García
Piedrahita: born in Bogotá, Colombia in November 1958 and lived
in
Barcelona during the 80s. He studied composition and electroacoustic
music with Chilean composer Gabriel Brncic at the Phonos Foundation in
Barcelona. He graduated from the Universidad Nacional de Colombia in
music composition. He is professor at the Conservatory of the
Universidad Nacional de Colombia since 1993 where he has taught courses
in Composition, Interpretation and Sound for Media; he also coordinates
the Computer and Electroacoustic Music area. He is currently teacher in
two Masters: Media and Theater and Interdisciplinary Arts at the
Faculty of Arts.
Jorge
Gregorio García
M.: born in 1975, Bogotá, Colombia. He is Associate Professor at
the
Department of Music of the Faculty of Arts and Humanities of the
Universidad de Los Andes in Bogotá. Composer and theoretician,
graduated from Los Andes University in 2000. In 2003 he earned his
Masters Degree in Music Composition and Theory at the Texas Christian
University. His Pieces have been performed in different contemporary
music festivals in North America, South America and Europe. Education:
2003 Composition/ Analysis seminar/workshop with composer in residence
Dr. Brian Ferneyhough. University of North Texas, Denton, USA. 1999
“Workshop Seminary of popular and academic music composition” conducted
by Maestro Coriún Aharonián, Bogotá, Colombia.
1999 “Composition
seminary/workshop of academic Latino American music analysis”,
conducted by Maestra Graciela Paraskevaídis, Bogotá,
Colombia. Awards
Graduate Assistantship, granted by the Graduate School of Arts at Texas
Christian University, Fort Worth, TX, 2000-2002. Consecutive winner of
the 2002 and 2003 Jonathan Durington Student Composition Awards,Fort
Worth, Texas, USA.
Concerto
II: SBCM 2009 concert
Curador / Curator: Damián Keller
Programa /
Program:
Context (Miller Puckette, 5’, 2009)
(estréia)
Formato: guitarra, processamento em tempo real
Esta miniatura pertence a uma série de trabalhos cuja
idéia é
investigar o processamento sonoro das seis cordas da guitarra de forma
individual - uma técnica que abre muitas possibilidades
além dos
efeitos “clássicos”. Tradicionalmente os efeitos operam num
único sinal
pré-mixado. Em Context, um algoritmo simples de
inteligência artificial
controla - em tempo real - o som de cada nota em função
do seu contexto
melódico e textural.
10°29´N (Adina Izarra, 4’, 2007)
Formato: estéreo
A peça 10°29´N é baseada em pássaros
venezuelanos: Tordos, Guacharacas,
Guacamayas. Há também a chamada muito
característica do amolador, uma
tradição antiga da Galícia espanhola que ainda
está presente nas ruas
de Caracas. O título faz referencia a posição
geográfica da cidade,
situada a 10º 29´ ao norte do equador.
(Un)folding (Daniel Barreiro, 12’ 20”, 2004)
Formato: estéreo
(Un)folding é baseada principalmente em sons de papel. A
ação de dobrar
papel foi uma maneira não apenas de produzir os sons, mas
ofereceu
também idéias para a organização do
material musical da obra. A idéia é
que, quando se dobra uma folha de papel, o verso da folha é
revelado.
Dobrando-a repetidas vezes, é possível obter
várias formas que podem
ser continuamente transformadas. Da mesma maneira, (Un)folding procura
mostrar diferentes pontos de vista de um objeto que se move e se
transforma durante o desdobrar do tempo. A peça foi Finalista no
VI
CIMESP, em 2005.
Freedom in Hot & Cold / Libertad en
caliente y frío, V. 2. (Catalina Peralta, 4’ 32”, 2007)
Formato: estéreo
Parte das amostras utilizadas foram gravadas em uma das principais ruas
de Bogotá, Carrera 7tima, na quinta-feira 5 de julho de 2007,
durante
uma manifestação espontânea. As pessoas - de
diferentes classes e
pensamento político - protestavam contra o assassinato de 11
deputados
do Valle, sequestrados a 9 anos atrás pelas FARC. As pessoas
protestavam contra as FARC, a violência, o sequestro, os
conflitos
armados, pedindo paz e a liberação de todos os
reféns. As outras
amostras foram retiradas do lado frio do mundo: sons quebrando o gelo
(samples do Jens Hedman) e som de gotas e de água corrente (por
Natasha
Barrett).
Canudos (Liduino Pitombeira, 6’ 16”, 2000)
Formato: estéreo
Canudos foi uma guerra religiosa e civil que aconteceu no Brasil, no
final do século 19. A peça é cheia de elementos
místicos que
representam a religiosidade de Antônio Conselheiro, retratada
através
do crescendo estrutural da obra. Os momentos finais mostram um
episódio
marcante em que o exército de dois mil homens luta contra cinco
rebeldes. A peça usa phase vocoding, linear predictive coding, e
síntese FM, subtrativa e granular. O software utilizado foi
Csound,
Peak e ProTools. Canudos foi realizada no Music & Art Studio
Digital (MadStudio) da Louisiana State University.
Green Canopy: On the Road (Damián
Keller, Ariadna Capasso, Patricia Tinajero, Luciano Vargas Flores, Marcelo Soares Pimenta, 7’, 2009)
(estréia)
Formato: versão estéreo de obra ubíqua
Green Canopy é uma série de obras escultóricas e
sonoras que envolve
elementos extraídos da floresta ocidental amazônica. Green
Canopy, On
the Road é a obra mais recente dentro dessa série. On the
Road fornece
material sonoro para aplicação de um conceito embasado
nas técnicas de
interfaces humanocomputador: a sonda musical. As sondas musicais
são
dispositivos que permitem estabelecer uma experiência pessoal
para cada
ouvinte da obra musical. Esta versão mostra uma das tantas
possibilidades de
realização da obra.
Kitchen <-> Miniature(s) (Fernando
Lopez-Lezcano, 9’43”, 2005/2006)
Formato: 24 canais
Um gravador de boa qualidade e uma cozinha. A humanidade sintonizada a
formas e tamanhos comuns que criam ressonâncias compartilhadas:
em toda
parte, há uma cozinha. Estas miniaturas exploram alguns
utensílios de
cozinha e muitos dos pequenos aparelhos que gravei (ou seja, qualquer
coisa que coubesse
comigo dentro do armário do meu quarto). Tem destaque na
peça: o
contador mecânico de uma torradeira, embalagens de biscoito, as
ressonâncias internas da tampa de uma frigideira, e muitos outros
instrumentos de cozinha. Mais de 3000 linhas de código Common
Lisp são
usadas para criar grandes formas e detalhes
no processamento do som. Agradecimentos a Bill Schottstaedt (Common
Lisp Music), Juan Pampin (Analysis, Transformation and Synthesis) e
Rick Taube (Common Music).
sonificacao~ 7 9 9 2009 (Pedro
Patrício, 8’ 30”, 2009) (estréia)
Formato: estéreo, processamento em tempo real
[pedro patrício(
[sonificacao~ 7 9 9 2009]
[filmes para música $1(
[sbcm]
Os compositores / The composers:
Adina Izarra (Caracas, Venezuela, 1959) obteve
o seu PhD pela
University of York no ano 1989. Em 2002 passou a formar parte do
“Colegio de Compositores Latinoamericanos de Música de Arte”. E
atualmente leciona na Universidade Simón Bolivar, onde dirige o
Laboratorio Digital de Música.
Catalina
Peralta
(Bogotá, Colômbia, 1963) é Professora Associada do
Departamento de
Música da Universidade de Los Andes, em Bogotá, onde
ensina composição
e música electroacústica desde 1996. É compositora
formada pela Escola
Superior de Música de Viena, e Mestre Artium pela Universidade
Mozarteumde Salzburgo.
Damián
Keller (Buenos
Aires, Argentina, 1966) é coordenador do Núcleo
Amazônico de Pesquisa
Musical e professor adjunto na Universidade Federal do Acre. As suas
áreas de interesse incluem a ecocomposiçãoe a
música ubíqua.
Daniel
Barreiro (Brasil,
1974) nutre interesse especial pela música
eletroacústica. Sua produção
inclui obras acusmáticas e obras eletroacústicas mistas.
É Doutor em
Composição pela University of Birmingham (Inglaterra).
Atualmente atua
como Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia. Com
Mestrado em Engenharia Eletrônica (Universidad de Buenos Aires,
Argentina) e Música (Conservatório Nacional Carlos Lopez
Buchardo).
Fernando
Lopez-Lezcano
tem trabalhado no campo da música eletroacústica desde
1976. Ele criou
e administra o CCRMA Planet at Home, um pacote de aplicativos livres
para música e som na plataforma Linux. A sua música
encontra-se
disponível em CDs publicados em América, Europa e no
Sudeste Asiático.
Apesar
da sua formação
como matemático (BS, MIT, 1980; PhD., Harvard, 1986), Miller
Puckette
tornou-se pesquisador da área de computação
musical. Ele trabalhou no
MIT Media Lab desde a sua criação até 1986, e
posteriormente no IRCAM
(Paris, França) 1986-1994. Miller Puckette atualmente leciona no
Departamento de Música da University of California, San Diego,
onde
também atua como Diretor-Adjunto do Center for Research in
Computing
and the Arts (crca.ucsd.edu). Em 2008, foi premiado com o SeamusPrize
em reconhecimento à sua ampla contribuição para o
campo da música electroacústica.
Liduino
Pitombeira
(Brasil, 1962) recebeu seu PhD em Composição pela
Louisiana State
University (E.U.A.), onde estudou com Dinos Constantinides. A sua
música foi executada pelos seguintes grupos instrumentais:
Quinteto de
Sopros da Filarmônica de Berlim, Louisiana Sinfonietta, Red Stick
Saxophone Quartet, New York University New Music Trio, Orquestra
Sinfônica do Recife (Brasil), Syntagma,
OrquestraFilarmônica de Poznan (Polonia ) e Orquestra
Sinfônica do Estado de São Paulo (Brasil).
Pedro
Patrício é
Compositor de Música Electrônica Contemporânea
Erudita e Performer. É
Doutorando em Ciência e Tecnologia das Artes:
especialização em
Informática Musical na Escola das Artes da Universidade
Católica
Portuguesa.
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