Programa
Programação do UbiMus
Local: Auditório Castilho (Verde) – Instituto de Informática/UFRGS – Campus do Vale – Porto Alegre, Brasil | ||
Quinta-feira (5/12) | Sexta-feira (6/12) | Sábado (7/12) |
9h - 9h10min | 9h - 10h20min | 9h - 9h30min |
ABERTURA – Com. Organizadora | PAINEL – Música Ubíqua, Educação e Interfaces. Prof Dr Mônica Baptista Pereira Estrázulas (CAp-UFRGS) Moderadora: Helena Lima | SESSÃO IV Luciano Vargas Flores, Maria Helena Lima, Marcelo Pimenta, Victor Lazzarini, Damián Keller: Methods in Creativity-Centered Design for Ubiquitous Musical Activities |
9h10min - 10h10min | 9h30min - 12h30MIN | |
PALESTRA 1 Nuno Otero: Reflecting on digital literacies and the creation of multimedia products for public spaces in the school context | Reunião do GUbimus 1 - Relato de Atividade desenvolvidas (LNU, NUIM, LCM, Cap-UFRGS, NAP)
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10h20min - 10h30min | 10h20min - 10h30min | |
Coffee Break | Coffee Break | |
10h30min - 12h30min | 10h30min - 12h30min | |
SESSÃO I Andrew Brown, Donald Stewart, Amber Hansen, Alanna Stewart: Making meaningful musical experiences accessible using the iPad Victor Lazzarini, Damián Keller, Joseph Timoney, Marcelo Pimenta: Ubiquitous Music Ecosystems: Faust Programs in Csound Floriano Pinheiro Da Silva, Damián Keller, Edemilson Ferreira Da Silva, Victor Lazzarini and Marcelo Soares Pimenta: Criatividade em Ambientes Cotidianos: O Impacto do Fator de Ancoragem | SESSÃO III Felipe Bischoff: Educação Musical, Softwares Livres e Gratuitos e algumas aprendizagens frutos desse encontro. Maria Helena De Lima, Damián Keller: A Música por toda a parte: música ubíqua. Maria Helena De Lima, Damián Keller, Marcelo Pimenta: a Música Ubíqua e Experiências no Campo Educacional. Martha Paz: As Ambientações Sonoras nos Casos Especiais de Osman Lins. | |
12h - 14h | ||
ALMOÇO | ||
14h - 15h | 14h - 15h | |
Palestra Joe Timoney DIY instruments and effects: the potential for ubiquitious hardware platforms | On The Spot / Na HorA Performance: Helena Pedroso e Helena Lima | |
15h - 15h10min | 15h - 15h10min | |
Coffee-Break (self-service) | Coffee-Break (self-service) | |
15h10min - 16h10min | 15h10min - 16h10min | |
CSound em Native Clientes: Victor Lazzarini | On The Spot / Na HorA Relatos / Demos de Alunos do CAP | |
16h10min - 17h40min | 16h10min - 17h | |
SESSÃO II Leandro Costalonga, Edilson Aguiar, Daniel Coura e Marcus Neves. Campus Vivo – Instalações Artísticas e Artefatos Culturais Computadorizados Akito van Troyer. Repertoire Remix: Integrating Musical Preferences from Remote Audience in A Live Networked Improvisation Marcelo Johann, Lucas Folle, William Gomes and Ricardo Cordoni. Estabelecendo uma Metodologia de Avaliação Subjetiva de Qualidade de Áudio | On The Spot / Na HorA | |
17h - 18h | ||
PAINEL O que é Música Ubíqua: rumo a uma definicao do que fizemos... - moderador: Marcelo Pimenta |
Palestra com o Prof Dr Nuno Otero - Linnaeus University
Desde setembro de 2011, sou Senior Lecturer do Departamento de Tecnologia de Mídia, na Escola de Ciência da Computação, Física e Matemática, da Linnaeus University, na Suécia. Também sou um pesquisador do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Atualmente estou envolvido em projetos de investigação focados em: (i) concepção e desenvolvimento de displays digitais situados, (ii) concepção e utilização de representações externas em ações educativas e (iii) interação humano-robô. Em relação ao design de displays digitais situados, partindo de uma cuidadosa consideração do contexto social onde o artefato é implantado, estamos investigando como técnicas de interação simples juntamente com estratégias de design das exposições podem promover a apropriação de tecnologia. Além disso, exploramos como metodologias centradas no usuário podem ser utilizadas em diferentes contextos para facilitar a inclusão de ponto de vista do usuário no ciclo de design. No que diz respeito à concepção e utilização de representações externas em ações educativas, neste momento estou particularmente interessado em investigar como os fatores socioafetivos vêm à tona em contextos educativos e como influenciam a co-construção e a utilização de representações externas fora do ambiente de laboratório (ou "in the wild"). Em relação à investigação do design de interações humano-robô, me interessa compreender como os robôs podem exteriorizar efetivamente suas habilidades de interação, a fim de favorecer a emergência de um âmbito de ação comum com os seres humanos viabilizando a comunicação e as atividades conjuntas.