Programação
XV Simpósio Brasileiro de Computação Musical
Contato: Beth (tel: 19-3521-7923)
15th Simpósio Brasileiro de Computação Musical - Programação
23/11 |
24/11 |
25/11 |
|
9h |
Sessão III (CDC) Chair: Jose Henrique Padovani |
Sessão V (IA) Chair: José Eduardo Fornari Novo Junior |
|
9h30 |
|||
10h |
Coffee break |
||
10h30 |
Poster Session II Chair: Tiago Tavares |
Sessão VI (IA) Chair: Flávio Luiz Schiavoni |
|
11h |
Inscrição (CDC) |
Sessão IV (CDC) Chair: Marcelo Pimenta |
|
11h30 |
|||
12h |
Almoço |
||
12h30 |
|||
13h |
|||
13h:30 |
|||
14h |
Abertura Chair: José Eduardo Fornari Novo Junior |
On the spot! Chairs: Rodrigo Schramm e Flávio Luiz Schiavoni |
|
14h30 |
Palestra 1 (CDC) |
Poster Session III (CDC) Chair: Regis Faria |
Palestra 3 (IA) Chair: Marcelo Pimenta |
15h |
|||
15h30 |
Sessão I (CDC) Chair: Leandro Costalonga |
Palestra 2 (CDC) |
Sessão VII (IA) Chair: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral |
16h |
|||
16h30 |
Coffee break |
||
17h |
Poster Session I (IA) Chair: Clayton Mamedes |
Mesa Redonda (IA) |
Sessão VIII Concerto (IA) Chair: Rodrigo Schramm |
17h30 |
Encerramento (IA) José Eduardo Fornari Novo Junior |
||
18h |
Sessão II (IA) Chair: Rodrigo Schramm |
Reunião do Comitê (IA) |
|
18h30 |
|||
19h |
Intervalo |
||
19h30 |
Mocktail JAM (IA) |
Jantar por adesão (CPV) |
|
20h |
Mesa Redonda:
Tema: Computação Musical: ultrapassando fronteiras de processamento de sinais e modelos computacionais.
Participantes:
Prof. Dr. Marcelo Pimenta
Prof. Dr. Leandro Costalonga
Prof. Dr. Flávio Schiavoni
Prof. Dr. Rodrigo Schramm
Prof. Dr. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Palestra 1: Prof. Dr. Adolfo Maia Jr
Título: Modelos de Probabilidade em Análise Musical e Composição
Resumo: Esta palestra inicialmente revisará alguns conceitos e modelos do uso da probabilidade em análise musical e composição. Serão apresentados alguns trabalhos anteriores nesta direção começando com o compositor grego Iannis Xenakis e evidenciando, quando possível, o modelo de probabilidade subjacente. Será também mostrado como alguns modelos probabilísticos são usados em direções opostas quando aplicados diferentemente em análise e composição musicais. Finalmente será descrito brevemente um modelo de composição e análise de música com síntese granular, usando conjuntamente o ambiente computacional MATLAB, para a geração de matrizes de grãos de sons e para o cálculo de alguns parâmetros estatísticos de interesse, e o software GranScore (Granular Score), para a composição de texturas sonoras granulares, as quais podem ser úteis em composição de música eletroacústica.
Palestra 2: Prof. Dr. Rafael Santos Mendes
Título: Síntese Aditiva Fractal e sua Relação com Descritores Sonoros
Resumo: Nesta palestra serão discutidos os principais conceitos envolvidos na técnica conhecida com Síntese Aditiva Fractal (FAS) e como esta técnica pode ser utilizada não somente para analisar o comportamento de Descritores Sonoros, mas também para modular alguns destes descritores. Inicialmente são apresentados os fundamentos da técnica, que partem da observação de que muitos sinais acústicos apresentam, no entorno de suas harmônicas, um comportamento do tipo "1/f". A partir deste fato mostra-se de modo intuitivo como as transformadas Cosseno Discreta Modificada (MDCT) e Wavelet (DWT) podem ser utilizadas para isolar as bandas laterais das diversas harmônicas e posteriormente modelá-las através de sua componente determinística (energia dos harmônicos) e de sua componente estocástica (energia distribuída segundo o perfil "1/f"). Como resultado obtém-se um método capaz de modelar sons complexos com um número reduzido de parâmetros. Finalmente alguns resultados relativos ao uso desta técnica para o tratamento de descritores sonoros são apresentados com o auxílio de exemplos sonoros.
Palestra 3: Prof. Dr. Marcelo Queiroz (Prof. Associado do Depto. de Ciência da Computação do IME/USP, vice-coordenador do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP)
Título: Paisagens sonoras, harmonização automática e fusão conceitual
Resumo: Como construir instrumentos musicais digitais que recriem paisagens sonoras específicas? Como modelar formalmente mecanismos de harmonização sem usar teorias de harmonia circunscritas a um idioma musical específico? Que sentido e que utilidade tem a fusão de conceitos musicais como acordes, cadências ou repertórios inteiros? Nesta palestra abordaremos estas e outras perguntas relacionadas no âmbito de um projeto de cooperação internacional entre a USP e as Universidades de Atenas e Thessaloniki (Grécia). Mostraremos a aplicação de modelagem estocástica e de processamento de sinais de áudio e de estruturas musicais simbólicas nos três contextos acima, ilustrados através de exemplos visuais, sonoros e musicais.
Technical Papers
Oral Session I (Music Information Retrieval) :
-
Evaluating automated classification techniques for folk music genres from the Brazilian Northeast
-
Detecção de Refrão em Sinais de Áudio usando Extração de Características de Intensidade do Som
-
Copista - Sistema de OMR para a recuperação de acervo histórico musical
Oral Session II (Audio Hardware design)(Prototypes/Products):
-
A modular platform for a subtractive synthesizer on Arduino Due
-
A Low Cost Computing Interface to Speed Up Braille Music Notation
Oral Session III (Multimedia Systems and Applications / Computer-Aided Musical Education):
-
Árvore das Memórias: Instalação Multimídia Interativa
-
Utilização de Software Livre no ensino de Música da UFSJ
-
Reflexões sobre o Ensino de Computação Musical: Como é a disciplina de Introdução a Computação & Música no INF/UFRGS
Oral Session IV (Expressive Music Performance Modelling / Computer-Aided Music Analysis):
-
Análise do Vibrato e Bending na Guitarra Elétrica
-
Automatic gesture segmentation of a musical performance using a cumulative dissimilarity measure
-
Symbolic regression as a computer-aided music tool for analysis and composition
Musical Papers and Compositions
Oral Session V (Multimedia Systems and Applications / Computer-Aided Musical Education):
-
SoMo: Um Instrumento Musical baseado em Movimento Características Estéticas e Técnicas e potenciais Usos
-
Caminho das águas, instalação audiovisual interativa: implementação computacional e interação dos visitantes
Oral Session VI (Expressive Music Performance Modelling):
-
A Música Visual como alternativa aos modelos computacionais utilizados no controle da Síntese Granular em Tempo Real
-
Metaflauta: design e performance de instrumento aumentado via suporte computacional
-
Comprovisação; Abordagens Desde a Heurística Estética em Ecocomposição
Oral Session VII (Real-time Interactive Systems):
-
Colagem, recorte e erros em um processo composicional utilizando o Music21.
-
Interação e convergência entre o instrumental e o eletrônico em Poussières Cosmiques
-
GuitarAMI: um Instrumento Musical Aumentado que Transpõe Restrições Intrínsecas do Violão
Concert Session VIII (Sound Analysis and Synthesis)(Compositions):
-
Unangebracht (2015)
-
Bandas Críticas
-
Contrapontos
Technical Posters
Poster Session I:
-
Composição Algorítmica em Redes Complexas
-
Um Estudo sobre as TICs como Ferramentas na Educação Musical de Alunos com Deficiência Visual
-
Representação de Conhecimento Musical e Programação Lógica Indutiva - Uma Revisão Sistemática
-
Entre notas e alaridos: perspectivas na bioacústica de mamíferos terrestres
-
A Study Design About the Influence of Spectrum Content in the Perception of Consonant and Dissonant Chords
-
Investigação sobre Combinações de Frases Percussivas através de Levantamento de Hipóteses e Análise Computacional
Poster Session III:
-
Compilador musical: Uso da tecnologia de compiladores para validacão de música simbólica.
-
Termpot: criação, edição de funções no navegador em tempo de execução.
-
Protótipo Robótico de Baixo Custo para Performance Musical em Violão Acústico
-
V-Conga: Um Estudo de Caso Para Avaliar as Capacidades de Captura de Nuances Gestuais do Leap Motion© em um Sistema Híbrido
-
Towards a Virtual Portable Radio Platform for Audio Transmission
Musical Posters
Poster Session II:
-
Expert systems and genetic algorithms applied to the twelve-tone musical composition
-
GestAção I: A hybrid computer music guitar performance mediated by instrumental gestures