13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória - ES
É possível pensar em dois extremos do universo sonoro como o do domínio interno do micro-som ( menos de 50 ms) onde a freqüência e tempo são interdependentes, e o domínio externo da complexidade sonora, denomina paisagem sonora. Em termos de design sonoro, a computação tem provido ferramentas para lidar com cada um desses domínios, como a síntese sonora e as composições de paisagens sonoras multicanal. Os modelos de interação envolvidos na complexidade de cada um desses domínios são instrutivos, e serão apresentados através de exemplos sonoros.
Barry Truax é professor na Simon Fraser University, nos departamentos de Comunicação e de Arte Contemporânea. As suas especialidades são Soundscape ou Paisagem Sonora e Computação Musical. Fundador do World Soundscape Project, Prof. Truax tem dúzias de artigos publicados em revistas especializadas e é autor do livro Acoustic Communication. Como compositor, Truax é mundialmente reconhecido pelo seu trabalho com síntese granular em tempo real e sons ambientais. Entre suas gravações publicadas, destacam-se Sequence of Earlier Heaven, Digital Soundscapes, Pacific Rim, Song of Songs, Inside, Islands, Twin Souls, o CD duplo da sua ópera Powers of Two e o mais recente Spirit Journies. A sua obra Riverrun foi conferida a mais alta distinção na área de música eletroacústica: o Magisterium no Concurso Internacional de Música Eletroacústica em Bourges, França. Truax também foi distinguido com o Prêmio de Excelência em Ensino, pela seu trabalho na formação de compositores e pesquisadores na Simon Fraser University.
Website: www.sfu.ca/~truax
Nesta palestra apresentaremos um breve panorama histórico de trabalhos envolvendo interatividade na produção musical utilizando mecanismos computacionais. Em seguida, apresentaremos alguns trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasil. Finalmente, descrevermos o Projeto Mobile que tem como tema central a utilização e desenvolvimento de processos interativos no âmbito da produção musical mediada tecnologicamente. O projeto é dividido em várias linhas de pesquisa que funcionam de maneira integrada: Sonologia, Desenvolvimento de Sistemas Interativos, Produção Artística com Sistemas Interativos e Acústica Musical, psicoacústica e auralização. Discutiremos os conceitos envolvidos em cada uma dessas áreas e apresentaremos trabalhos artísticos recentes desenvolvidos no âmbito deste projeto.
Fabio Kon é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do IME/USP. Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Software Livre, Computação Musical, Coreografias de Serviços Web, Computação em Nuvem entre outras. Fabio é autor de mais de 100 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente, é o diretor do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME/USP, um dos diretores da Open Source Initiative (OSI), Editor-in-Chief do Journal of Internet Services and Applications (JISA) e Program Chair da International Middleware Conference.
Website: www.ime.usp.br/~kon/
Chamada · Artigos aceitos · Tutoriais · Palestrantes · Submissão · Organização · Programação · Inscrição
FAESA - Faculdades Integradas Espírito-santenses - Av. Vitória, 2.220 - Monte Belo, Vitória, ES - CEP 29053-360