Critérios de
Seleção de Artigos Musicais
O texto dos artigos musicais será avaliado
em função de dois critérios: conteúdo e
estilo. Para o conteúdo serão levados em conta três
aspectos: relevância, validação e
inovação. Em relação ao estilo, quatro
aspectos serão apreciados: precisão, clareza,
simplicidade e legibilidade.
Será analisada a consistência dos
exemplos musicais em relação ao texto a partir de dois
critérios: relevância e técnica.
Texto escrito:
1. Conteúdo. Os conteúdos -
ou idéias centrais - devem ser eficazes, relevantes,
válidos e inovadores, além de estar apoiados em
resultados musicais significativos.
- Relevância. O tópico abordado deve
ser relevante e importante para a comunidade da
computação musical. O trabalho deve apresentar ou apontar
para uma descoberta ou conclusão que apresente um valor
significativo. Duas medidas serão consideradas: a) o quanto as
idéias ou resultados podem ser reutilizados ou re-elaborados por
outros, e b) o valor do trabalho para a comunidade enquanto exemplo
inovador da aplicação de tecnologias, métodos e
conceitos, com resultados estéticos significativos.
- Validade. Refere-se à consistência
e qualidade intelectual da idéia, a como ela foi fundamentada, e
à consistência dos processos utilizados para
alcançar os resultados. A validade não se refere à
idéia propriamente dita, mas ao valor da idéia e a como
esse valor é desenvolvido ou demonstrado no trabalho. O(s)
autor(es) deve(m) apresentar uma fundamentação
convincente das idéias e conclusões. Desse modo, a
discussão e o desenvolvimento das idéias devem estar
baseados em princípios lógicos aceitos no contexto das
técnicas de investigação. Abordagens
técnicas devem estar embasadas por métodos
científicos e por teorias reconhecidas no campo da
computação musical. Propostas de desvios e
extensões a esses pressupostos devem ser claramente apontadas,
embasadas e formalizadas. As avaliações devem estar
fundamentadas numa sólida formulação lógica
e devem apresentar resultados artísticos consistentes.
- Inovação. Refere-se à
contribuição significativa de uma nova
informação, reflexão ou produção
estética. O artigo não precisa trazer necessariamente um
tema novo ou original. Entretanto, os resultados devem ser singulares,
não-óbvios e significativos. O trabalho deve incluir a
fundamentação, questionamento ou rejeição
de métodos, abordagens ou teorias previamente publicados.
2. Estilo de Escrita. Refere-se não
ao tópico em si, mas à maneira como ele é
apresentado. Os principais elementos de avaliação
são precisão, clareza, simplicidade e legibilidade.
Artigos que, embora corretos do ponto de vista técnico,
não demonstrem excelência na escrita não devem ser
avaliados positivamente. O estilo deve ser apropriado à
audiência de computação musical.
- Precisão: deve-se utilizar uma linguagem
técnica e específica. Termos vagos e indefinidos devem
ser evitados.
- Clareza: requer uma organização
lógica e inequívoca do artigo. Transições
consistentes e linguagem concisa permitem que o leitor siga facilmente
o raciocínio do autor. Deve-se evitar trivialidades,
detalhamento exaustivo e uma linguagem empolada. A ênfase deve
ser dada à idéia principal do artigo. Essa idéia
deve ser fundamentada de maneira concisa e sem ser ofuscada por
detalhes e idéias secundarias.
- Simplicidade. Para reter a atenção
do leitor, o autor deve transmitir a idéia de modo claro e
rápido. As palavras devem fazer parte do vocabulário da
computação musical evitando exageros ou excessos
discursivos. Simplicidade significa concisão pela
eliminação da redundância.
- Legibilidade. Remete a um estilo que facilita a
leitura utilizando palavras cuidadosamente selecionadas, bem como uma
gramática e variações de sentenças
devidamente estruturadas de modo formal ou informal. Elementos
secundários prejudicam a fluência desejada em um artigo.
Exemplos Musicais
Todos os artigos devem ser acompanhados por
exemplos musicais. Caso o artigo não trate ou não discuta
material musical, deve ser encaminhado ao Comitê de Artigos
Técnicos.
Técnica: Dentro do processo de
avaliação, a técnica refere-se aos métodos
composicionais, computacionais ou suplementares utilizados e
será avaliada por meio de sua coerência interna e externa.
Coerência interna refere-se ao rigor e solidez da abordagem
musical. Consistência externa refere-se à relevância
e adequação da aplicação de métodos
extraídos de outros campos disciplinares.
Relevância: Os exemplos serão
analisados em função de seus conteúdos musicais e
de sua contribuição para a literatura musical. Obras que
proporcionam um resultado musical novo e um novo formato
receberão uma avaliação superior à aquelas
que apenas oferecem contribuições no conteúdo
técnico.
Comitê de Música SBCM 2011
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