Círculos Ceifados (1996-97) (Em fita magnética e texto com ilustrações, para leitura ou conferência)

Rodolfo Caesar

Federal University of Rio de Janeiro
Brazil

Abstract:

O conjunto apresentado combina duas partes complementares: uma peça eletroacústica e um livro. O livro pode ser usado como material para conferência introdutória à música - eletroacústica e acusmática, principalmente - com o propósito de atrair a atenção de ouvintes para o trabalho do compositor em seu ato de composição. Acreditando que, ao invés de arrefecerem a complexidade de seus trabalhos, os compositores deveriam comunicá-la aos ouvintes na medida do possível, assim tentei recorrendo a ilustrações gráficas e literárias. Aceitas as limitações para não ultrapassar a conveniência de um projeto pedagógico, cada passo importante e a estratégia composicional são, no texto, descritos por meio de vocabulário aproximativo, metáforas e ilustrações, com a fantasia como fator de engajamento na leitura e como crítica ao 'pesquisadorismo' institucional.

Baseado em minhas pesquisas sobre sons e ritmos da bio-acústica através de Modulação de Freqüência e do programa Csound, este projeto desenvolve argumento improvável jogando com o falso e o verdadeiro. O texto afirma que os fenômenos conhecidos como Crop Circles (círculos misteriosamente ceifados em campos de cereais) poderiam ser compreendidos à luz de sua semelhança com as formas espiraladas dos abalones, moluscos em forma de orelha, segundo modelos desenhados pelo sábio Mendes da Costa, quando este viveu na prisão na Inglaterra no século dezessete. As explicações recorrem à série fibonaciana e a análises espectrais, passando por comentários sobre o mistério acusmático na experiência da escuta eletroacústica. A música funciona como chave e comprovação dessa teoria.

A peça foi composta em meu estúdio particular, usando programas como Csound e SoundHack, e outros programas gráficos para visualização de conteúdos espectrais.

Encomenda do programa de Bolsas da Fundação Vitae 1995.