III Simpósio Brasileiro de Computação e Música

      Recife (PE), 5-7/08/96

      ÍNDICE
       

        Coordenação e Comissões
        Palestras Especiais
        Mesa de Trabalho
        Tutoriais, Workshop e Concertos
        Comunicações
        Relatório Crítico
         
         
      Apresentação
       
            Desde a sua primeira edição em 1994, o Simpósio Brasileiro de Computação e Música (SBC&M) vem cada vez mais tornando-se um evento relevante na área. Promovido pelo NUCOM - Núcleo Brasileiro de Computação e Música constituído como Comissão Especial da Sociedade Brasileira de Computação, é realizado este ano em uma região considerada um tanto escanteada, sob os pontos de vista geográfico, econômico e tenológico e portanto, possui como mérito principal, entre outros, o de levar ao conhecimento das comunidades nacional e internacional, os grupos, músicos e pesquisadores que atuam nesta região, e, simultaneamente, acordar as instituições locais para a riqueza e a importância emergentes desta área, situada no difuso limiar entre a arte e as ciências exatas. 

            Através de uma discussão conjunta, estaremos focalizando as instituições brasileiras em geral e nordestinas em particular, dedicadas à computação aplicada à música, expondo projetos, linhas de atuação e discutindo problemas específicos. Além disto, o SBC&M continua sendo um vetor único para a circulação de informações e de trabalhos em andamento, por parte de pesquisadores e estudantes brasileiros e do exterior. Seja através de papers, lectures ou tutoriais, os principais tópicos da área estão abordados neste Simpósio:

        • inteligência artificial aplicada
        • sistemas interativos em tempo real para performance
        • processamento de sinais
        • síntese sonora
        • educação musical assistida por computador
        • sistemas e linguagens para composição
            Os concertos de computer music representam uma criteriosa seleção realizada por uma comissão internacional, entre mais de cinquenta obras submetidas. Diante da importance participação da clientela local, estudantes e musicos incipientes em computação, oferecemos este ano um tutorial a eles destinado.  Uma bateria de computadores em self-service permite aos participantes conhecer e trocar aplicativos experimentais.
        Por fim, os organizadores do III SBC&M agradecem às instituições que viabilizaram este evento:
         
        • Sociedade Brasileira de Computação
        • Departamento de Música da UFPE
        • PROPESQ-UFPE
        assim como a colaboração e dedicação de todos os que se envolveram no projeto, nos quatro cantos do planeta.
         
      Coordenação
        • Didier Guigue, UFPB
         
      Vice-coordenação
        • Osman Gioia, UFPE
         
      Comissão de Artigos
        • Geber Ramalho, chair, LAFORIA, França
        • Gerard Assayag, IRACM, França
        • Márcio Brandão, UNB
        • Carlos Cerana, LIPM, Argentina
        • Furio Damiani, UNICAMP
        • Roger Dannenberg, Carnegie Mellon Un., USA
        • Henkjan Honing, Un. of Amsterdam, Netherlands
        • Fernando Lopez-Lezcano, CCRMA, Stanford Un., USA
        • Jonatas Manzolli, UNICAMP
        • Eduardo reck Miranda, UFRGS
        • Jamary Oliveira, UFBA
        • Xavier Rodet, IRCAM, França
        • Patricia Soares C. da Silva, USP
        • Gerhard Widmer, ARIAI, Austria
         
      Comissão de Composições
        • Didier Guigue, chair, UFPB
        • Celso Aguiar, CCRMA, USA
        • Rodolfo Caesar, UFRJ
        • Mikhail Malt, IRCAM, França
        • José A. Mannis, CDMC/UNICAMP
        • Flo Menezes, UNESP
        • Robert Willey, CRCA, USA
         
      Coordenação dos Concertos
        • Celso Aguiar, CCRMA, USA
        • José A. Mannis, CDMC/UNICAMP
        • Osman Gioia, UFP
         
      Edição dos Anais
        • Didier Guigue, Osman Gioia
         
      Realização
        • Departamento de Música/UFPE
         
      Local do Evento
        • UFPE/Departamento de Música, Teatro, CAC.
         
      Palestras Especiais
        • Composição assistida por Computador, Mikhail Malt, IRCAM
        • Reflexões sobre o ato de compor, Mikhail Malt, IRCAM
         
      Mesa de Trabalho
       
        Computação e Música nas Instituições Brasileiras:
          • Alan Peres (UFPB)
          • Aluizio Arcela (UNB)
          • Flo Menezes (UNESP)
          • Mauricio Loureiro (UFMG)
          • Osman Gioia (UFPE)
          • Rodolfo Caesar (UFRJ)
        Tutoriais
          • As árvores do tempo em Java, Aluizio Arcela, UNB
          • Utilização dos modelos matemáticos em CAC, Mikhail Malt, IRCAM
           
        Workshop Concert & Demos
         
          • Controlled Piano and interactive composition, Jônatas Manzolli & Robert Willey

          • (11 obras para piano controlado)
          • Buchla Lighting, demonstração e concerto
           
        Concertos
          02 Concertos de 60 minutos cada com obras de
           
          • Francesco Giomi
          • Helcio Müller
          • Guto Caminhoto
          • Pete Stollery
          • Rajmil Fishman
          • Mario Verandi
          • Denis Smalley
          • Manuel Rocha Iturbide
          • Juan Carlos Pampin
          • Riccardo Dapelo
          • Anselmo Guerra de Almeida
          • Carlos Cerrana
          • Emanuele Pappalardo
          • Aquiles Pantaleão
          • Agostino Di Scipio
        Comunicações
          • Inteligência Artificial e Musicologia (4 papers)
          • Sistemas Interativos em Tempo Real (3 papers)
          • Processamento de Sinais e Síntese de Som (4 papers)
          • Educação musical auxiliada por computador (3 papers)
          • Sistemas e Linguagens para composição assistida (5 papers)
          • Sistemas e Linguagens para composição algorítmica (4 papers)
          • Studio reports (2 reports)
 
      Relatório Crítico
            As condições específicas de realização deste III Simpósio foram  amplamente discutidas em reuniões eletrônicas anteriores ao evento, bem como na assembléia geral, durante o mesmo. Ficou especialmente relevante a  discussão sobre a anuidade do evento e as modalidades da sua realização. Alguns  contratempos, e dificuldades para acessar a canais de apoio, impediram a realização de todos os projetos previstos, como a bateria de computadores em self-service, e a sala de audição permanente.

            Não foi possível a realização do tutorial para principiantes. Dificuldades de comunicação atrapalharam os prazos previstos e impediram, entre outros, a completa edição dos papers. A desistência de última hora de Roger Dannenberg diminuiu também o leque  da programação internacional, bem como resultou na perda de uma passagem internacional. O local de realização do simpósio se encontrava em plena reforma e em precárias condições sanitárias e de atendimento logístico (cantina, etc).

            Apesar disto, registrou-se a inscrição de uns 120 participantes e um bom êxito  geral do evento, dentro das condições e restrições acima mencionadas. Não deixou de ser importante a realização do evento nesta região do país. Um  seminário paralelo foi organizado um dia após o simpósio, na UFPB/Campus II (Campina Grande/PB) com a participação de Mikhail Malt. A coordenação conseguiu assumir as despesas de todos os convidados, inclusive compositores e intérpretes.

       
    Didier Guigue , Janeiro de 1998