I Simpósio Brasileiro de Computação e Música
Índice
Organização
Comissão de Artigos
Comissão de Composições
Palestrantes e Artistas Convidados
Comunicações de artigos (34)
Palestras (5)
Concertos (8)
Painéis de debates (2)
Introdução
O I Simpósio Brasileiro de Computação e Música foi realizado no período de 2 a 4 de agosto de 1994, no Hotel Glória em Caxambu, Minas Gerais, como um dos eventos integrantes do XIV Congresso Anual da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Realizado pelo NUCOM - Núcleo de Computação e Música, foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com a Sociedade Brasileira de Computação e contou com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico), da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquida do Estado de Minas Gerais) e da Rockefeller Foundation. O Simpósio foi dirigido à comunidade científica e acadêmica das áreas de Computação e Música, despertando também interesse de pesquisadores de outras áreas tais como psicologia, engenharia, linguística, educação. Teve como objetivos apresentar resultados de pesquisas concluidas ou em andamento, estimular a comunicação entre pesquisadores e artistas dedicados à Computação e Música e, através de conferências e painéis de discussão, fomentar a reflexão e a troca de informações com pesquisadores estrangeiros sobre as perspectivas da pesquisa e do ensino interdisciplinar (graduação e pós-graduação) em Computação e Música.
O Simpósio foi divulgado na rede desde janeiro de 94 e contou com várias chamadas em periódicos internacionais, inclusive no de maior relevância da área, Computer Music Journal. Foi também divulgado dentro e fora do país através de cartazes, desde maio de 94.
Com mais de 100 inscrições, o Simpósio reuniu pesquisadores de inúmeros estados, além de contar com a participação de estrangeiros (Canadá, Hong Kong, Estados Unidos, França, Colômbia, Argentina, Dinamarca). Atuaram nas conferências, concertos e painéis de discussão os principais pesquisadores brasileiros da área, além de 7 pesquisadores de renome internacional, (dois dos quais membros da comissão de programa), representando os principais centros de pesquisa em C&M do mundo. Graças ao apoio financeiro da Fundação Rockefeller, o Simpósio pôde contar com a participação de 4 pesquisadores do CCRMA - Center for Computer Research in Music and Acoustics, Stanford University, o que muito contribuiu para a credibilidade do evento, junto a comunidade internacional de C&M. O Simpósio contou também com a participação do GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DA UFMG, formado por docentes da Escola de Música da UFMG, para a realização dos concertos.
Palestrantes e Artistas Convidados
As comunicações foram apresentadas em 8 seções, abragendo 6 diferentes tópicos:
Os Caminhos da Pesquisa em Computação e Música no Brasil
Aluizio Arcela (LPE - Laboratório de Processamento Espectral, UnB)
Descrição de projetos de pesquisa pioneiros em C&M no Brasil e do primeiro programa de ensino em C&M criado no país, o Mestrado em Computação Sônica da Universidade de Brasília, ressaltando sua importância para o desenvovimento do setor, tanto como formador de pesquisadores, como gerador de linhas de pesquisa.
The Well Tempered Object: Musical Applications of Object-Oriented Software Technology
Stephen Travis Pope (CNMAT - Center for New Music and Audio Technology, University of California Berkeley)
Selecionada pela comissão do Congresso da SBC para ser dirigida ao público geral do congresso. Descreveu de uma maneira geral como a C&M tem se utilizado da Ciência da Computação para gerar ciência, tecnologia e arte, focalizando aplicações da tecnologia de Programação Orientada a Objetos na pesquisa em C&M e na produção musical.
Computer Music at LIPM - Foregoing Music Productions in Argentina
Francisco Kröpfl (LIPM - Laboratorio de Investigacion Musical, Buenos Aires)
Pioneiro em C&M na America Latina, Francisco Kröpfl descreveu um histórico de sua produção musical e científica em C&M. Assistido por 2 membros da equipe de pesquisadores do LIPM (Miguel Calzon e Carlos Cerana), descreveu também a atual situação do LIPM e seus projetos mais recentes.
Composing for Interactive Instruments - Conductor, Soloist and Improvisation Paradigms
David Jaffe (CCRMA - Center for Computer Research in Music and Acoustics, Stanford University)
Várias maneiras de interpretar e executar com instrumentos interativos, foram demonstradas através de exemplos gravados em video e áudio. Os sistemas descritos incluiram technologia desenvolvida no CCRMA, tais como o Disklvier da YAMAHA (piano de cauda tradicional equipado com sistema interativo) e o Radio Baton (batutas que traduzem gestos em controle de parâmetros musicais). O discurso buscou levantar questões relacionadas à realização do gesto musical em sistemas interativos de performance ao vivo, apresentando algumas soluções.
Current Directions in Digital Synthesis: Physical Modeling
Xaxier Sierra (CCRMA - Center for Computer Research in Music and Acoustics, Stanford University). Descrição da mais recente tecnologia de síntese digital atualmente desenvolvida no CCRMA, a qual promete revolucionar o mercado de sintetizadores digitais (já conta com alguns produtos lançados recentemente no mercado pela YAMAHA). Apesar da complexidade do assunto, a exposição foi bem clara, auxiliada com exemplos sonoros, e buscou ressaltar as potencialidades desta tecnologia tanto na produção musical quanto na produção científica em C&M.
Seis desses concertos apresentaram 48 composições submetidas ao Simpósio e selecionadas pela Comissão de Composições. Dois concertos foram dirigidos a todo o Congresso da SBC. O Grupo de Música Contemporânea da UFMG, formado por docentes da Escola de Música da UFMG, foi responsável pela execução dos concertos:
Concerto de Abertura (Suite em Si menor de J. S. Bach, Quinteto para Clarineta e cordas de W. A. Mozart, e outras).
Concerto de música brasileira (Villa-Lobos, Mignoni, choros, valsas, sambas e baião)
Concertos de C&M (diariamente às 18:30 horas), somente com composições em fita magnética.
Concertos de C&M (diariamente às 21:00 horas) com envolvimento de instrumentistas, fita magnética e sistema interativos.
Perspectives for Educational Programs in Computer Music at Brazilian Universities
Aluizio Arcela, Fernando Lezcano, Francisco Kröpfl, Jamary Oliveira, Maurício Loureiro, Robert Willey, Xavier Sierra
Foram apresentadas e discutidas algumas propostas de programas interdisciplinares de pós-graduação em C&M, assim como perspectivas de inserção da C&M no ensino de música a nível de graduação. Foram discutidos também programas internacionais de instrução em C&M desenvolvidos pelo CCRMA e pelo CRCA, a serem ministrados via INTERNET. Mencionou-se também as potencialidades das ferramentas já desenvolvidas pelo setor, voltadas para a prática "tradicional" do ensino da música. Foi feito também uma breve exposição da situação atual de fomento institucional na área de música (CNPq, Fundações Estaduais e Universidades), discutindo-se também sobre perspectivas de fomento para projetos na área de C&M.
Main Research Efforts Computer Music
Conrado Silva, David Jaffe, Dexter Morrill, Eduardo Miranda, Rodolfo Coelho de Souza, Stephen Travis Pope
Discutiu-se as principais linhas de pesquisa em C&M atualmente em desenvolvimento nos principais centros de pesquisa do mundo. Discutiu-se também sobre perspectivas de financiamento de projetos em C&M por fontes internacionais, o atual direcionamento e critérios de avaliação de projetos. Projetos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros foram demonstrados, ressaltando sua importância para o desenvolvimento do setor no país.
É inegável o impacto que o Simpósio causou na comunidade acadêmico/científica brasileira. O evento institucionalizou uma nova área científica: Computação & Musica. Embora a produção brasileira de C&M tenha tido início já na década de 70, apartir de esforços isolados e com recursos limitados, o I Simpósio Brasileiro de Computação e Música, vem dar um impulso inédito no setor, viabilizando o intercâmbio e o acesso à informação a um número já considerável de pesquisadores. O Simpósio de Caxambu ofereceu pela primeira vez a oportunidade para pesquisadores em Ciência da Computação, pesquisadores em Música, artistas e dirigentes acadêmicos de ambas as áreas, de se reunirem para tomar conhecimento do potencial brasileiro em C&M e discutir seus projetos e perspectivas. Promovendo uma mostra da produção brasileira em C&M, o Simpósio buscou estabelecer uma credibilidade não só dentro do país, perante as instituições acadêmicas e científicas, mas também junto à comunidade internacional de C&M. Projetos interdisciplinares de pesquisa e ensino em C&M, apartir de agora, deverão encontrar maior suporte institucional dentro e fora do país. Neste aspecto, a contribuição do Simpósio foi incalculável, já que áreas emergentes, tais como C&M, sempre encontraram maior dificuldade de viabilização, devido ao fato de envolverem áreas de conhecimento distintas.
Além de fomentar um maior intercâmbio entre Universidades Brasileiras nesta área de pequisa, o Simpósio trouxe à discussão, alguns programas internacionais de intercâmbio, voltados ao desenvolvimento da Computação e Música, divulgando-os no meio acadêmico brasileiro*.
Como um dos resultados imediatos do evento, vale citar a formação de uma Comissão Especial de Computação & Música, na Sociedade Brasileira de Computação. A formação desta comissão foi sugerida pelo Presidente da SBC, Prof. Ricardo Reis, em reunião com a comissão organizadora do Simpósio, ressaltando o interesse da SBC em que o Simpósio de Computação e Música se torne evento integrante dos Congressos Anuais da SBC. Ficou portanto acertado que o II Simpósio Brasileiro de Computação e Música integrará o XV Congresso Anual da SBC, que será promovido pela UFRGS em agosto de 1995.
Belo Horizonte, 20 de novembro de 1994.
MAURÍCIO ALVES LOUREIRO
Escola de Música da UFMG