UFPB-CH-DART-LIAA
Av.
Aprígio Veloso s/n - 58.109-970 Campina Grande - PB
lucieniodscufpbbr
UFPB-CH-DART-LIAA
Av.
Aprígio Veloso s/n - 58.109-970 Campina Grande - PB
peresbrufpb2bitnet
UFPB - CCT - DSC
Av.
Aprígio Veloso sln - Cx.Postal 10. 106 - 58.109-970 Campina Grande -
PB
edilsondscufpbbr
UFAL - CCEN - MAP
Campus A.C.Simães, Tabuleiro dos Martins - 57000-000
Maceió - AL
evandrodccufalbr
O interesse maior deste trabalho é analisar as etapas de aprendizagem de um aluno artificial (máquina), seu processo de interação com um professor humano (especialista) e a sua evolução ativa, bem próxima do raciocínio empírico do especialista e a sua aplicação no domínio da Harmonia Musical, mostrando um sistema de aquisição do conhecimento baseado na aprendizagem humana. A aquisição de conhecimento é incremental de acordo com a troca de informações entre os diversos agentes que compõem o protocolo de aprendizagem MOSCA.
This paper is concerned with analysing the learning steps to be used by an artificial student (a machine), its interaction with a human teacher (an expert), and its active evolution towards a closer representation of the expert's empirical reasoning. All of this, leads to a knowledge acquisition system reflecting the way we aquire our knowledge. The system is illustrated by an application to the domaine of Musical Harmony. The knowledge acquisition is incremental, in accordance with the exchange of information between the several agents composing the learning protocoi named MOSCA.