Síntese Sonora com Harmônicos Escorregadios

Jorge Antunes

Departamento de Música da Universidade de Brasília
Campus Universitário, 70910-900 Brasília , DF
Brasil

Abstract:

Com o sistema UPIC é possível o desenho de arcos com o mouse ou com uma caneta eletromagnética sobre um grande quadro digitalizado. Este método gráfico permite a exploração da altura, do andamento, da intensidade, da duração e do timbre no largo e completo espectro audível, de modo não discreto.

O autor construiu, com ondas senoidais, um espectro harmônico de 24 sons parciais, em busca de novos timbres evolutivos. Ele estava interessado em trabalhar com aquele pacote de sons como se fosse um átomo com seu núcleo e elétrons em suas respectivas órbitas.

Inspirado no fenômeno físico da isomeria, quando elétrons saltam de uma órbita para outra, o autor trabalhou com espectro sonoro de modo a evitar a existência de sons sustentados: a cada momento um harmônico salta, com um glissando, para um outro nível de harmônico (órbita).

Desta forma passa a ser construída uma contínua variação tímbrica, com o mesmo fundamental e a mesma altura, em que as mudanças dos harmônicos com rápidos glissandos criam uma textura complexa o imbricada.