Programação do UbiMus

Local: Auditório Castilho (Verde) – Instituto de Informática/UFRGS – Campus do Vale – Porto Alegre, Brasil

Quinta-feira (5/12)Sexta-feira (6/12)Sábado (7/12)
 9h - 9h10min 9h - 10h20min 9h - 9h30min
ABERTURA – Com. Organizadora

PAINEL – Música Ubíqua, Educação e Interfaces.

Prof Dr Mônica Baptista Pereira Estrázulas (CAp-UFRGS)
Prof Dr Reginal Gil Braga
(IA-UFRGS)

Moderadora: Helena Lima

SESSÃO IV

Luciano Vargas Flores, Maria Helena Lima, Marcelo Pimenta, Victor Lazzarini, Damián Keller: Methods in Creativity-Centered Design for Ubiquitous Musical Activities

9h10min - 10h10min   9h30min - 12h30MIN

PALESTRA 1

Nuno Otero: Reflecting on digital literacies and the creation of multimedia products for public spaces in the school context

Reunião do GUbimus

1 - Relato de Atividade desenvolvidas (LNU, NUIM, LCM, Cap-UFRGS, NAP)
2 - Projetos em andamento
3 - Projetos a elaborar
4 - V UbiMus e Próximo UbiMus
5 - pós CM / criatividade digital (Erasmus Mundus) (ver link)
6 - membros atuais e organização do g-ubimus
7 - financiamento das atividades do g-ubimus 2014-2015
8 - apoio institucional? - C86
9 -suporte para o trabalho em parceria (propostas)
10 - música ubíqua nas atividades curriculares?

ENCERRAMENTO

10h20min - 10h30min

Coffee Break Coffee Break
10h30min - 12h30min 10h30min - 12h30min

SESSÃO I

Andrew Brown, Donald Stewart, Amber Hansen, Alanna Stewart: Making meaningful musical experiences accessible using the iPad

Victor Lazzarini, Damián Keller, Joseph Timoney, Marcelo Pimenta: Ubiquitous Music Ecosystems: Faust Programs in Csound

Floriano Pinheiro Da Silva, Damián Keller, Edemilson Ferreira Da Silva, Victor Lazzarini and Marcelo Soares Pimenta: Criatividade em Ambientes Cotidianos: O Impacto do Fator de Ancoragem

SESSÃO III

Felipe Bischoff: Educação Musical, Softwares Livres e Gratuitos e algumas aprendizagens frutos desse encontro.

Maria Helena De Lima, Damián Keller: A Música por toda a parte: música ubíqua.

Maria Helena De Lima, Damián Keller, Marcelo Pimenta: a Música Ubíqua e Experiências no Campo Educacional.

Martha Paz: As Ambientações Sonoras nos Casos Especiais de Osman Lins.

12h - 14h
ALMOÇO
 14h - 15h  14h - 15h
Palestra Joe Timoney
DIY instruments and effects: the potential
for ubiquitious hardware platforms
On The Spot / Na HorA
Performance:  Helena Pedroso e Helena Lima

15h - 15h10min   15h - 15h10min
 Coffee-Break (self-service)Coffee-Break (self-service)
 15h10min - 16h10min   15h10min - 16h10min

CSound em Native Clientes: Victor Lazzarini

On The Spot / Na HorA
Relatos / Demos de Alunos do CAP

16h10min - 17h40min  16h10min - 17h

SESSÃO II

Leandro Costalonga, Edilson Aguiar, Daniel Coura e Marcus Neves. Campus Vivo – Instalações Artísticas e Artefatos Culturais Computadorizados

Akito van Troyer. Repertoire Remix: Integrating Musical Preferences from Remote Audience in A Live Networked Improvisation

Marcelo Johann, Lucas Folle, William Gomes and Ricardo Cordoni. Estabelecendo uma Metodologia de Avaliação Subjetiva de Qualidade de Áudio

On The Spot / Na HorA
Vídeo demo "A programmable music performance interface for tablet devices - por Patrick McGlynn e Victor Lazzarini.

17h - 18h

PAINEL

O que é Música Ubíqua: rumo a uma definicao do que fizemos...

- moderador: Marcelo  Pimenta

Palestra com o Prof Dr Nuno Otero - Linnaeus University

Nuno Otero

Desde setembro de 2011, sou Senior Lecturer do Departamento de Tecnologia de Mídia, na Escola de Ciência da Computação, Física e Matemática, da Linnaeus University, na Suécia. Também sou um pesquisador do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Atualmente estou envolvido em projetos de investigação focados em: (i) concepção e desenvolvimento de displays digitais situados, (ii) concepção e utilização de representações externas em ações educativas e (iii) interação humano-robô. Em relação ao design de displays digitais situados, partindo de uma cuidadosa consideração do contexto social onde o artefato é implantado, estamos investigando como técnicas de interação simples juntamente com estratégias de design das exposições podem promover a apropriação de tecnologia. Além disso, exploramos como metodologias centradas no usuário podem ser utilizadas em diferentes contextos para facilitar a inclusão de ponto de vista do usuário no ciclo de design. No que diz respeito à concepção e utilização de representações externas em ações educativas, neste momento estou particularmente interessado em investigar como os fatores socioafetivos vêm à tona em contextos educativos e como influenciam a co-construção e a utilização de representações externas fora do ambiente de laboratório (ou "in the wild"). Em relação à investigação do design de interações humano-robô, me interessa compreender como os robôs podem exteriorizar efetivamente suas habilidades de interação, a fim de favorecer a emergência de um âmbito de ação comum com os seres humanos viabilizando a comunicação e as atividades conjuntas.