Programação

XV Simpósio Brasileiro de Computação Musical

 
Local: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Auditório do Centro de Convenções (CDC) e Auditório do Instituto de Artes (IA)
Data: November 23 - 25, 2015

Contato: Beth (tel: 19-3521-7923)

 

15th Simpósio Brasileiro de Computação Musical - Programação

 

 

 

23/11

24/11

25/11

9h

 

Sessão III

(CDC)

Chair:  Jose Henrique Padovani

Sessão V

(IA)

Chair: José Eduardo Fornari Novo Junior

9h30

10h

Coffee break

10h30

Poster Session II

Chair: Tiago Tavares

Sessão VI

(IA)

Chair: Flávio Luiz Schiavoni

11h

Inscrição

(CDC)

Sessão IV

(CDC)

Chair: Marcelo Pimenta

11h30

12h

Almoço

12h30

13h

13h:30

14h

Abertura

Chair: José Eduardo Fornari Novo Junior

On the spot!

Chairs: Rodrigo Schramm e Flávio Luiz Schiavoni

14h30

Palestra 1

(CDC)

Poster Session III

(CDC)

Chair: Regis Faria

Palestra 3

(IA)

Chair: Marcelo Pimenta

15h

15h30

Sessão I

(CDC)

Chair: Leandro Costalonga

Palestra 2

(CDC)

Sessão VII

(IA)

Chair: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral

16h

16h30

Coffee break

17h

Poster Session I

(IA)

Chair: Clayton Mamedes

Mesa Redonda

(IA)

Sessão VIII

Concerto (IA)

Chair: Rodrigo  Schramm

17h30

Encerramento

(IA)

José Eduardo Fornari Novo Junior

18h

Sessão II

(IA)

Chair: Rodrigo Schramm

Reunião do

Comitê

(IA)

18h30

 

19h

Intervalo

19h30

Mocktail JAM

(IA)

Jantar por adesão

(CPV)

20h

 

 

 

Mesa Redonda:

Tema: Computação Musical: ultrapassando fronteiras de processamento de sinais e modelos computacionais.

Participantes:

Prof. Dr. Marcelo Pimenta

Prof. Dr. Leandro Costalonga

Prof. Dr. Flávio Schiavoni

Prof. Dr. Rodrigo Schramm

Prof. Dr. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral

 

Palestra 1: Prof. Dr. Adolfo Maia Jr

Título: Modelos de Probabilidade em Análise Musical e Composição

Resumo: Esta palestra inicialmente revisará alguns conceitos e modelos do uso da probabilidade em análise musical e composição. Serão apresentados alguns trabalhos anteriores nesta direção começando com o compositor grego Iannis Xenakis e evidenciando, quando possível, o modelo de probabilidade subjacente. Será também mostrado como alguns modelos probabilísticos são usados em direções opostas quando aplicados diferentemente em análise e composição musicais. Finalmente será descrito brevemente um modelo de composição e análise de música com síntese granular, usando conjuntamente o ambiente computacional MATLAB, para a geração de matrizes de grãos de sons e para o cálculo de alguns parâmetros estatísticos de interesse, e o software GranScore (Granular Score), para a composição de texturas sonoras granulares, as quais podem ser úteis em composição de  música eletroacústica.

 

 

Palestra 2: Prof. Dr. Rafael Santos Mendes

Título: Síntese Aditiva Fractal e sua Relação com Descritores Sonoros

 

Resumo: Nesta palestra serão discutidos os principais conceitos envolvidos na técnica conhecida com Síntese Aditiva Fractal (FAS) e como esta técnica pode ser utilizada não somente para analisar o comportamento de Descritores Sonoros, mas também para modular alguns destes descritores. Inicialmente são apresentados os fundamentos da técnica, que partem da observação de que muitos sinais acústicos apresentam, no entorno de suas harmônicas,  um comportamento do tipo "1/f". A partir deste fato mostra-se de modo intuitivo como as transformadas Cosseno Discreta Modificada (MDCT) e Wavelet (DWT) podem ser utilizadas para isolar as bandas laterais das diversas harmônicas e posteriormente modelá-las através de sua componente determinística (energia dos harmônicos) e de sua componente estocástica (energia distribuída segundo o perfil "1/f"). Como resultado obtém-se um método capaz de modelar sons complexos com um número reduzido de parâmetros. Finalmente alguns resultados relativos ao uso desta técnica para o tratamento de descritores sonoros são apresentados com o auxílio de exemplos sonoros.

 

Palestra 3: Prof. Dr. Marcelo Queiroz (Prof. Associado do Depto. de Ciência da Computação do IME/USP, vice-coordenador do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP)

Título: Paisagens sonoras, harmonização automática e fusão conceitual

 

Resumo: Como construir instrumentos musicais digitais que recriem paisagens sonoras específicas? Como modelar formalmente mecanismos de harmonização sem usar teorias de harmonia circunscritas a um idioma musical específico? Que sentido e que utilidade tem a fusão de conceitos musicais como acordes, cadências ou repertórios inteiros? Nesta palestra abordaremos estas e outras perguntas relacionadas no âmbito de um projeto de cooperação internacional entre a USP e as Universidades de Atenas e Thessaloniki (Grécia). Mostraremos a aplicação de modelagem estocástica e de processamento de sinais de áudio e de estruturas musicais simbólicas nos três contextos acima, ilustrados através de exemplos visuais, sonoros e musicais.

 

 

 

Technical Papers

 

Oral Session I (Music Information Retrieval) :

  • Evaluating automated classification techniques for folk music genres from the Brazilian Northeast

  • Detecção de Refrão em Sinais de Áudio usando Extração de Características de Intensidade do Som

  • Copista - Sistema de OMR para a recuperação de acervo histórico musical

 

Oral Session II (Audio Hardware design)(Prototypes/Products):

  • A modular platform for a subtractive synthesizer on Arduino Due

  • A Low Cost Computing Interface to Speed Up Braille Music Notation

 

Oral Session III (Multimedia Systems and Applications / Computer-Aided Musical Education):

  • Árvore das Memórias: Instalação Multimídia Interativa

  • Utilização de Software Livre no ensino de Música da UFSJ   

  • Reflexões sobre o Ensino de Computação Musical: Como é a disciplina de Introdução a Computação & Música no INF/UFRGS

 

Oral Session IV (Expressive Music Performance Modelling / Computer-Aided Music Analysis):

  • Análise do Vibrato e Bending na Guitarra Elétrica

  • Automatic gesture segmentation of a musical performance using a cumulative dissimilarity measure   

  • Symbolic regression as a computer-aided music tool for analysis and composition

 

  

Musical Papers and Compositions

 

Oral Session V (Multimedia Systems and Applications / Computer-Aided Musical Education):

  • SoMo: Um Instrumento Musical baseado em Movimento Características Estéticas e Técnicas e potenciais Usos

  • Caminho das águas, instalação audiovisual interativa: implementação computacional e interação dos visitantes

 

Oral Session VI (Expressive Music Performance Modelling):

  • A Música Visual como alternativa aos modelos computacionais utilizados no controle da Síntese Granular em Tempo Real

  • Metaflauta: design e performance de instrumento aumentado via suporte computacional   

  • Comprovisação; Abordagens Desde a Heurística Estética em Ecocomposição

 

Oral Session VII (Real-time Interactive Systems):

  • Colagem, recorte e erros em um processo composicional utilizando o Music21.

  • Interação e convergência entre o instrumental e o eletrônico em Poussières Cosmiques   

  • GuitarAMI: um Instrumento Musical Aumentado que Transpõe Restrições Intrínsecas do Violão

 

Concert Session VIII (Sound Analysis and Synthesis)(Compositions):

  • Unangebracht (2015)

  • Bandas Críticas

  • Contrapontos

 

 

Technical Posters

 

 Poster Session I:

  • Composição Algorítmica em Redes Complexas

  • Um Estudo sobre as TICs como Ferramentas na Educação Musical de Alunos com Deficiência Visual

  • Representação de Conhecimento Musical e Programação Lógica Indutiva - Uma Revisão Sistemática

  • Entre notas e alaridos: perspectivas na bioacústica de mamíferos terrestres

  • A Study Design About the Influence of Spectrum Content in the Perception of Consonant and Dissonant Chords

  • Investigação sobre Combinações de Frases Percussivas através de Levantamento de Hipóteses e Análise Computacional

 

Poster Session III:

  • Compilador musical: Uso da tecnologia de compiladores para validacão de música simbólica.

  • Termpot: criação, edição de funções no navegador em tempo de execução.

  • Protótipo Robótico de Baixo Custo para Performance Musical em Violão Acústico

  • V-Conga: Um Estudo de Caso Para Avaliar as Capacidades de Captura de Nuances Gestuais do Leap Motion© em um Sistema Híbrido

  • Towards a Virtual Portable Radio Platform for Audio Transmission   

 

Musical Posters

 Poster Session II:

  • Expert systems and genetic algorithms applied to the twelve-tone musical composition

  • GestAção I: A hybrid computer music guitar performance mediated by instrumental gestures

 

 

 

 

Portuguese, Brazil