13º SBCM - 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2011 - Vitória - ES

Keynote Speaker

Prof Barry Truax

Prof. Barry Truax

Interagindo com Complexidade Sônica Interna e Externa: dos micro-sons à composição de paisagens sonora

É possível pensar em dois extremos do universo sonoro como o do domínio interno do micro-som ( menos de 50 ms) onde a freqüência e tempo são interdependentes, e o domínio externo da complexidade sonora, denomina paisagem sonora. Em termos de design sonoro, a computação tem provido ferramentas para lidar com cada um desses domínios, como a síntese sonora e as composições de paisagens sonoras multicanal. Os modelos de interação envolvidos na complexidade de cada um desses domínios são instrutivos, e serão apresentados através de exemplos sonoros.

Barry Truax é professor na Simon Fraser University, nos departamentos de Comunicação e de Arte Contemporânea. As suas especialidades são Soundscape ou Paisagem Sonora e Computação Musical. Fundador do World Soundscape Project, Prof. Truax tem dúzias de artigos publicados em revistas especializadas e é autor do livro Acoustic Communication. Como compositor, Truax é mundialmente reconhecido pelo seu trabalho com síntese granular em tempo real e sons ambientais. Entre suas gravações publicadas, destacam-se Sequence of Earlier Heaven, Digital Soundscapes, Pacific Rim, Song of Songs, Inside, Islands, Twin Souls, o CD duplo da sua ópera Powers of Two e o mais recente Spirit Journies. A sua obra Riverrun foi conferida a mais alta distinção na área de música eletroacústica: o Magisterium no Concurso Internacional de Música Eletroacústica em Bourges, França. Truax também foi distinguido com o Prêmio de Excelência em Ensino, pela seu trabalho na formação de compositores e pesquisadores na Simon Fraser University.

Website: www.sfu.ca/~truax

Prof Fabio Kon

Prof. Fabio Kon

Projeto Mobile: Interatividade em Computação Musical

Nesta palestra apresentaremos um breve panorama histórico de trabalhos envolvendo interatividade na produção musical utilizando mecanismos computacionais. Em seguida, apresentaremos alguns trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasil. Finalmente, descrevermos o Projeto Mobile que tem como tema central a utilização e desenvolvimento de processos interativos no âmbito da produção musical mediada tecnologicamente. O projeto é dividido em várias linhas de pesquisa que funcionam de maneira integrada: Sonologia, Desenvolvimento de Sistemas Interativos, Produção Artística com Sistemas Interativos e Acústica Musical, psicoacústica e auralização. Discutiremos os conceitos envolvidos em cada uma dessas áreas e apresentaremos trabalhos artísticos recentes desenvolvidos no âmbito deste projeto.

Fabio Kon é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do IME/USP. Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Software Livre, Computação Musical, Coreografias de Serviços Web, Computação em Nuvem entre outras. Fabio é autor de mais de 100 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente, é o diretor do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME/USP, um dos diretores da Open Source Initiative (OSI), Editor-in-Chief do Journal of Internet Services and Applications (JISA) e Program Chair da International Middleware Conference.

Website: www.ime.usp.br/~kon/

13º SBCM - 31 de agosto a 3 de setembro - Vitória, ES

FAESA - Faculdades Integradas Espírito-santenses - Av. Vitória, 2.220 - Monte Belo, Vitória, ES - CEP 29053-360

Apoio: NAP USP UNICAMP IFRS Campus PoA