de 7 a 9 de setembro de 2009

 

Promoção

NUCOM/CECM

Organização 

 

 


Suporte

Apoio

 

  


 
 

Critérios de Seleção de Artigos Musicais



O texto dos artigos musicais será avaliado em função de dois critérios: conteúdo e estilo. Para o conteúdo serão levados em conta três aspectos: relevância, validação e inovação. Em relação ao estilo, quatro aspectos serão apreciados: precisão, clareza, simplicidade e legibilidade.

Será analisada a consistência dos exemplos musicais em relação ao texto a partir de dois critérios: relevância e técnica.

Texto escrito:

1. Conteúdo. Os conteúdos - ou idéias centrais - devem ser eficazes, relevantes, válidos e inovadores, além de estar apoiados em resultados musicais significativos.

- Relevância. O tópico abordado deve ser relevante e importante para a comunidade da computação musical. O trabalho deve apresentar ou apontar para uma descoberta ou conclusão que apresente um valor significativo. Duas medidas serão consideradas: a) o quanto as idéias ou resultados podem ser reutilizados ou re-elaborados por outros, e b) o valor do trabalho para a comunidade enquanto exemplo inovador da aplicação de tecnologias, métodos e conceitos, com resultados estéticos significativos.

- Validade. Refere-se à consistência e qualidade intelectual da idéia, a como ela foi fundamentada, e à consistência dos processos utilizados para alcançar os resultados. A validade não se refere à idéia propriamente dita, mas ao valor da idéia e a como esse valor é desenvolvido ou demonstrado no trabalho. O(s) autor(es) deve(m) apresentar uma fundamentação convincente das idéias e conclusões. Desse modo, a discussão e o desenvolvimento das idéias devem estar baseados em princípios lógicos aceitos no contexto das técnicas de investigação. Abordagens técnicas devem estar embasadas por métodos científicos e por teorias reconhecidas no campo da computação musical. Propostas de desvios e extensões a esses pressupostos devem ser claramente apontadas, embasadas e formalizadas. As avaliações devem estar fundamentadas numa sólida formulação lógica e devem apresentar resultados artísticos consistentes.

- Inovação. Refere-se à contribuição significativa de uma nova informação, reflexão ou produção estética. O artigo não precisa trazer necessariamente um tema novo ou original. Entretanto, os resultados devem ser singulares, não-óbvios e significativos. O trabalho deve incluir a fundamentação, questionamento ou rejeição de métodos, abordagens ou teorias previamente publicados.

2. Estilo de Escrita. Refere-se não ao tópico em si, mas à maneira como ele é apresentado. Os principais elementos de avaliação são precisão, clareza, simplicidade e legibilidade. Artigos que, embora corretos do ponto de vista técnico, não demonstrem excelência na escrita não devem ser avaliados positivamente. O estilo deve ser apropriado à audiência de computação musical.

- Precisão: deve-se utilizar uma linguagem técnica e específica. Termos vagos e indefinidos devem ser evitados.

- Clareza: requer uma organização lógica e inequívoca do artigo. Transições consistentes e linguagem concisa permitem que o leitor siga facilmente o raciocínio do autor. Deve-se evitar trivialidades, detalhamento exaustivo e uma linguagem empolada. A ênfase deve ser dada à idéia principal do artigo. Essa idéia deve ser fundamentada de maneira concisa e sem ser ofuscada por detalhes e idéias secundarias.

- Simplicidade. Para reter a atenção do leitor, o autor deve transmitir a idéia de modo claro e rápido. As palavras devem fazer parte do vocabulário da computação musical evitando exageros ou excessos discursivos. Simplicidade significa concisão pela eliminação da redundância.

- Legibilidade. Remete a um estilo que facilita a leitura utilizando palavras cuidadosamente selecionadas, bem como uma gramática e variações de sentenças devidamente estruturadas de modo formal ou informal. Elementos secundários prejudicam a fluência desejada em um artigo.

Exemplos Musicais

Todos os artigos devem ser acompanhados por exemplos musicais. Caso o artigo não trate ou não discuta material musical, deve ser encaminhado ao Comitê de Artigos Técnicos.

Técnica: Dentro do processo de avaliação, a técnica refere-se aos métodos composicionais, computacionais ou suplementares utilizados e será avaliada por meio de sua coerência interna e externa. Coerência interna refere-se ao rigor e solidez da abordagem musical. Consistência externa refere-se à relevância e adequação da aplicação de métodos extraídos de outros campos disciplinares.

Relevância: Os exemplos serão analisados em função de seus conteúdos musicais e de sua contribuição para a literatura musical. Obras que proporcionam um resultado musical novo e um novo formato receberão uma avaliação superior à aquelas que apenas oferecem contribuições no conteúdo técnico.

Comitê de Música SBCM 2009
(Tradução F. Iazzetta).