Intérprete do som: bases interdisciplinares da performance eletroacústica ­ tomada e projeção do som

José A. Mannis

Centro de Documentação de Música Contemporânea
CDMC/Cocen Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Caixa Postal 6136 - 13083-970
Campinas, SP - Brasil
Depto. de Música CPG/Música/Instituto de Artes/Unicamp
Laboratório de Conforto Ambiental e Física/PG/Fac Engenharia Civil/Unicamp
Lami ­ Laboratório de Acústica Musical e Informática/DM/Eca/Usp

Abstract:

This work addresses elements of acoustics and audio engineering theory relating to electroacoustic music performance: directivity of sound sources, criteria for the evaluation of concert halls acoustics, elements for semi-active control in concert hall, and sound relief/stereophony; its aim is to discuss practical electroacoustic solutions developed by the author, specially in the fields of sound recording (microphone techniques) and 'sound projection'.

Resumo:

Este trabalho aborda elementos teóricos de acústica e engenharia de áudio envolvidos na performance musical eletroacústica: diretividade das fontes sonoras, critérios de avaliação acústica de uma sala de concerto, elementos para controle semi-ativo em sala de concerto e relevo sonoro/estereofonia; com o objetivo de discutir práticas eletroacústicas desenvolvidas pelo autor, situadas especificamente nos campos de tomada e projeção do som.

Download paper: [pdf] 155941 bytes