(para cavaquinho e fita)

Delirium tremens (1997) (para cavaquinho e fita)

Sérgio Freire

Federal University of Minas Gerais
Brazil

Abstract:

O ponto de partida desta composição foram idéias musicais compostas em 1992 para cavaquinho solo, e que por si só não foram capazes de motivar a criação de uma obra completa. A célula geradora destas idéias foi a exploração de dissonâncias envolvendo cordas presas e soltas, além do uso do tremolo nas quatro cordas. Estas idéias foram retomadas em 1996, à luz da síntese digital, principalmente do algoritmo de Karplus-Strong. A dualidade contida nesta célula geradora foi estendida para a nova instrumentação - instrumento x fita magnética -, e para o uso contrastante de materiais sonoros: pequeno instrumento acústico x instrumento virtual de dimensões variáveis, uso de sons da família do violão x uso de sons vocais, sons com diferentes níveis de transformação e deformação. Forças compulsivas conduzem o discurso musical, baseado em um reduzido número de materiais sonoros, gerando situações musicais caracterizadas por gestos exacerbados, fragmentações, deformações, coexistências insólitas, nas quais a relação entre o instrumento e a fita varia da total estranheza a uma grande similaridade. A parte em fita magnética mantém um caráter instrumental (valorizando mais as alturas do que texturas) em boa parte da obra.. A introdução é livremente baseada na obra Continuum, de G.Ligeti. O algoritmo de Karplus-Strong foi explorado em diferentes combinações de freqüência fundamental, de tamanho do buffer e do método utilizado para filtragem, gerando deste modo uma família de sons mais variada do que sua simples aplicação permite. O material sonoro restante vem do processamento de sons pré-gravados: da expressão falada 'delirium tremens' e de algumas amostras de tremolos do cavaquinho. As técnicas utilizadas foram a variação de freqüência derivada da alteração da velocidade de leitura das amostras, phase vocoder e algoritmos de espacialização, alguns com efeito Doppler. O programa utilizado para toda a composição foi csound, e a mixagem foi realizada em gravadores multipista, nos laboratórios de música e tecnologia da Escola de Música da UFMG.