O zig-zag conceitual no estúdio de composição

Rodolfo Caesar

Escola de Música, Centro de Letras e Artes
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rua do Passeio 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Brasil

Abstract:

O texto discorre sobre a situação do compositor em estúdio eletroacústico e o que resulta da peculiaridade desta condição, comparada com a da escrita notacional. Retomando antigas discussões (musique concrète vs. o mundo) aborda questões pertinentes à tecnologia para fins musicais, tocando em conceitos e preconceitos de inspiração talvez estética, eventualmente mercadológica, e certamente ideológica. Palavras-chave: matéria, material, forma, objeto sonoro, 'écriture', intradutibilidade, resposta não-linear, MusicV, Csound e outras ferramentas. Extraída, traduzida e reescrita de minha tese de doutoramento 'The Composition of Electroacoustic Music', (UEA - Inglaterra, 1992), esta comunicação foi lida no painel "Oficina de Música e Composição", realizado no Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão', Conservatório Brasileiro de Música, em novembro de 94.