Técnicas de distorção de sinais para síntese e efeitos de áudio

A partir do momento em que sons foram criados com um computador, em 1957, este passou a ser utilizado também como um instrumento musical. Desde então compositores, cientistas e engenheiros buscam desenvolver novas técnicas para gerar sinais digitais com características musicais interessantes. As técnicas de síntese por distorção são conhecidas pelas desejadas características de baixo custo computacional e capacidade de gerar uma vasta família de timbres, mas também por sua problemática evolução espectral e pela dificuldade gerada ao se tentar relacionar seus parâmetros com características perceptuais nos sons. Depois de uma grande aceitação das técnicas clássicas de distorção quando foram introduzidas nos anos 70, esta família foi pouco explorada nas duas décadas seguintes e recentemente um grande número de publicações vêm investigando variações e novas possibilidades nessa classe de síntese.

Nesta pesquisa são abordadas diversas técnicas de modulação e moldagem (shaping) de sinais. Uma extensa revisão das técnicas clássicas e recentes de distorção foi apresentada, juntamente com código para implementação computacional. As contribuições da pesquisa se concentram em novas técnicas de efeitos de áudio baseadas em decomposição AM/FM de sinais, síntese de sinais musicais ressonantes baseadas em análise AM/FM-processamento-ressíntese, e aplicações de efeitos de distorção de sinais utilizando filtros periodicamente variantes. Até o momento, as publicações relacionadas com o trabalho de pesquisa são:

GOULART, A.J.H..; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V. AM/FM DAFX. *Submitted to: Digital Audio Effects (DAFX), Trondheim, Norway, 2015.

GOULART, A.J.H..; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V.; QUEIROZ, M. Psychoacoustic impact assessment of smoothed AM/FM ‘303’ resonance signals. In: Sound and Music Computing Conference, Maynooth, Ireland, pp. 193-200, 2015.

GOULART, A.J.H..; QUEIROZ, M.; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V. Sound Synthesis with Periodic Linear Time-Varying Filters. In: Proceedings of the Linux Audio Conference 2015, Mainz, Germany, pp. 55-62, 2015.