Música e Músico Móveis

Aplicações musicais em dispositivos móveis tornam-se cada vez mais comuns, conferindo a estes um caráter de instrumento musical digital por permitirem a produção de música e seu controle em tempo real com auxílio de suas interfaces, acessórios e sensores. Com o avanço das telecomunicações, passou-se a utilizá-los em colaboração musical e como controladores musicais trocando informações por diversos canais de comunicação. Neste âmbito, percebe-se que ainda existem muitas tecnologias da área de Redes de Computadores e Computação Móvel que podem facilitar o processo de comunicação entre dispositivos móveis em aplicações musicais. Diante disso, este trabalho visa avaliar novas tecnologias em prol da criação de um ambiente musical colaborativo.

A hipótese é que a colaboração à distância entre músicos será aperfeiçoada através da utilização de meios diretos ou distribuídos para troca de “mensagens musicais”, as quais podem representar sinais de áudio ou informações para a síntese destes sinais. O foco está no processamento das mensagens apenas nos dispositivos móveis, tendo em vista a evolução do desempenho dos mesmos, e as diversas linguagens de Computação Musical que eles suportam, fatores que tornam possível a síntese de áudio local em tempo real, evitando consumo de banda com transmissão de sinais de áudio.

Pretende-se desenvolver aplicações e sistemas para realizar testes com diferentes plataformas e meios de comunicação pela rede, como multicast, cloud computing e conexões peer-to-peer. Serão avaliados o tempo de atraso entre o envio e recebimento de mensagens, o efeito da quantidade de usuários participando simultaneamente, e a experiência do usuário diante de cada proposta.

Alguns testes já foram realizados com web servers e dispositivos com Android demonstrando que certas soluções precisam ser aprimoradas para facilitar seu uso e otimizar o desempenho computacional a fim de melhorar a experiência da música por músico móveis. Detalhes e informações sobre as aplicações criadas durante a pesquisa podem ser encontrados no site: http://deusanyjunior.dj/

Estes foram os trabalhos publicados durante a pesquisa:

DE CARVALHO Jr, A. D., “Sensors2PD: mobile sensors and WiFi information as input for pure data”, In: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing Joint Conference, Athens, Greece, 2014. ANDEIRA, A. D.; DE CARVALHO Jr, A. D. Notes on the Elimination of the Mobile Music Audience. In: The Fourteenth Biennial Symposium on Arts and Technology, 2014, New London, CT, USA. DE CARVALHO Jr, A. D.; SANTOS Jr, M. R; BIANCHI, A.; QUEIROZ, M. FFT benchmark on Android devices: Java versus JNI. In: Proceedings of the 14th Brazilian Symposium on Computer Music, 2013, Brasília, DF, Brasil. DE CARVALHO Jr, A. D. Touches on the line: Sharing Csound scores using a web server and mobile phones. In: 2nd International Csound Conference, 2013, Boston, MA, USA.

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