The relationship between ancillary gestures and the organization of musical phrases

Palestrante: 
Thais Fernandes Rodrigues Santos, UFMG
Resumo: 

(Abstract available in Portuguese only)

Músicos manipulam, conscientemente, diferentes parâmetros acústicos, com o objetivo de expressar suas ideias musicais para os ouvintes e para outros músicos. Eles performam, ainda, movimentos físicos que, embora sejam essenciais para a produção de som no instrumento musical, possuem estreita relação com as intenções artísticas dos performers.

O termo ancillary gesture (gestos auxiliar) caracteriza os movimentos que fazem parte da performance, mas que não necessariamente produzem o som. Gestos aparecem ao longo da performance e, consequentemente, assumem a intenção de comunicar.

Nesta comunicação, apontarei para a complexa inter-relação entre os gestos executados pelos músicos e a organização das frases musicais interpretadas por eles, definidas a partir de análises de parâmetros acústicos manipulados, além de relatos de expressão de suas intenções musicais. Este trabalho pretende mostrar também que os gestos auxiliares não são aleatórios, uma vez que os mesmos são recorrentes e estáveis, em todas as performances estudadas.


(video presentation in portuguese)

Data e hora: 
qua, 02/08/2017 - 16:00
Local: 
CCSL Auditorium

Tag: