Noise and Timbre: Everyday listening, Synthesized sounds and Noise Music

Presenter: Rodrigo Borges

(abstract in Portuguese) Ruído é termo polissêmico e como elemento sonoro reveste-se de complexidade. Seu significado é subjetivo e sua percepção varia no sentido histórico, social e cultural. Retrospectivamente ruído está associado à negação, como não-informação, não-música, incômodo, desconforto. Timbre, por sua vez, não é definido precisamente senão como o complemento do que é descrito de forma objetiva, sendo geralmente referido como o que caracteriza um som exceto pelas suas características de intensidade, frequência e duração. Pesquisas empíricas com análise de timbre têm trabalhado com sons musicais, sons sintéticos, sons de eventos sonoros cotidianos. O presente estudo propõe uma análise comparativa entre amostras relativas à escuta cotidiana, sons sintetizados e trechos de música contemporânea japonesa do gênero Noise Music. Foram realizados testes de escuta e percepção com nove pessoas com o ouvido treinado. Foram feitas comparações entre parâmetros semânticos e físicos, tendo sido as amostras divididas em quatro classes distintas - sínteses determinísticas, sínteses não determinísticas, sons cotidianos e amostras de Noise Music. Para a descrição da percepção sonora, os ouvintes escolheram livremente adjetivos, sem a indução do pesquisador. Os descritores de timbre usados referem-se a características físicas de sons de natureza variada, de distribuições de probabilidade à indicadores de dissonância. Foram comparados os testes de percepção com os parâmetros acústicos e os resultados foram analisados e discutidos considerando-se a percepção do ruído e sua relação com o timbre. Os achados principais apontaram para experiências de escuta diferenciadas entre as classes de sons, para distribuições de energia dentro da região de médias frequências como principal determinante para a diferenciação, e contrariam a ideia de que o ruído incomoda pelo seu timbre.<p>

(video presentation in portuguese)
</p>

When: March 2nd, 2016

Where: CCSL Auditorium, IME/USP